Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A primeira edição da Semana da Saúde de São Gonçalo acabou nesta quinta-feira, 17, com sucesso de público e a marca de 10.368 atendimentos, entre exames de PSA, mamografias, avaliações corporais e auriculoterapia. O estande do Hemorio coletou 169 bolsas de sangue durante o evento na Praça Zé Garoto, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo.
- Mais uma vez, a Semana da Saúde foi um sucesso. Toda a equipe da Secretaria de Saúde se mobiliza num grande esforço para oferecer serviços tão importantes para a população. Agradecemos a adesão dos gonçalenses que estiveram no evento, que só foi possível graças à união das nossas equipes e de todos os parceiros - afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
O estande de oftalmologia, um dos mais procurados, realizou 490 consultas na especialidade, incluindo exames de glaucoma e fundo de olho.
- Quero parabenizar a todos pela Semana de Saúde. Graças ao atendimento realizado no estande, conseguimos diagnosticar doenças em vários pacientes, realizamos marcações de consultas para cirurgias eletivas de catarata e glaucoma e encaminhamentos para tratamentos de urgência, incluindo uma cirurgia - diz Eduardo Kestelman, diretor médico da Hospital dos Olhos de São Gonçalo, um dos parceiros da iniciativa.
Entre os serviços oferecidos, estavam medição de pressão, teste de glicose, vacinação contra Covid-19, testes rápidos para hepatite B e C, sífilis e HIV, além de avaliação corporal (bioimpedância). No local, também houve atendimentos clínicos dermatológicos para detecção de hanseníase.
– Participo de todos os eventos que oferecem saúde à população. Hoje, eu vim fazer de tudo: mamografia, ver os meus dentes, dermatologia. O importante é cuidar da saúde. Aqui é muito prático, fazemos tudo na hora, inclusive exames - elogia Neusa Nascimento Manhães, de 45 anos, que mora em São Gonçalo e foi ao evento com a família. Ela descobriu a Semana da Saúde pelas redes sociais.
O aposentado Aroldo Pereira da Costa, de 76 anos, operou catarata nos dois olhos e foi encaminhado para uma consulta com oftalmologista depois de passar no estande da especialidade. Ele é vizinho à praça e resolveu passar no estande de oftalmologia para cuidar de uma inflamação que está dificultando a sua visão.
– Tenho seis netos e quatro filhos. Quero voltar a enxergar bem. Gostei muito do serviço de oftalmologia e da oportunidade de me consultar - disse Aroldo.
O soldador aposentado Miguel Montes do Santos, de 67 anos, foi atendido no estande da Saúde do Homem. E fez campanha para que os amigos também busquem atendimento.
– Faço exame de próstata todos os anos. Estou tratando da minha saúde. A honra do homem está na coragem. Gostei da campanha. Todo ano tem que ter – disse ele, que tem duas filhas e três netas, a quem dá exemplo de autocuidado.
Homens a partir de 50 anos ou com histórico de câncer de próstata na família puderam realizar consultas com urologista e testes de PSA. No total, 1.055 pacientes foram atendidos no estande da Saúde do Homem durante os três dias da Semana da Saúde. (Do Governo Estado)
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!