Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Plantação de Mudas de Pau-Brasil e de demais espécies da Mata Atlântica embelezam a Semana Mundial do Meio Ambiente no Campo Olímpico de Golfe da Barra da Tijuca (COG)
A manhã do dia 04 de junho é marcada com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, tais como: o histórico Pau-Brasil (Paubrasilia echinata), Fruta Chocolate (Tocoyena bullata) e Clúsia (Clusia fluminensis). Todas estas estão na lista de espécies em vulnerabilidade; e foram plantadas por crianças e jovens especiais.
Vale ressaltar que o lendário brasileiro, Pau-Brasil, é muito conhecido porque sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI. O forte tom avermelhado extraído da resina presente no pau-brasil era utilizado para tingir tecidos na Europa.
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, a árvore foi vista como mercadoria de alto valor potencial para ser revendida na Europa; logo assim, sua exploração foi iniciada. Esta época é marcada por estrangeiros invasores (principalmente os franceses), que se tornaram grandes concorrentes dos portugueses na exploração do pau-brasil – já que obtiveram forte apoio dos índios.
A intensa exploração do pau-brasil quase levou a árvore à extinção.
Por: Anna Turano Carrapito
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!