Senador Ciro Nogueira (PP) se opõe à geração de empregos no Brasil ao ser contra a construção de 15 navios no país

Senador Ciro Nogueira (PP) se opõe à geração de empregos no Brasil ao ser contra a construção de 15 navios no país

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou duramente neste domingo (22) a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de suspender uma Medida Provisória (MP) que, segundo o governo Lula, poderia impulsionar a economia brasileira em R$ 2,4 bilhões e gerar R$ 824 milhões em tributos indiretos.

A MP, editada em agosto, tinha como objetivo criar incentivos para a indústria naval e o setor de petróleo e gás, permitindo a construção de 15 navios-tanque de médio porte em estaleiros brasileiros. A iniciativa prometia fortalecer a cabotagem de petróleo ao longo da costa, além de fomentar a competitividade dos estaleiros nacionais e criar novos empregos de qualidade no país.

Entretanto, a suspensão da medida foi tomada por decisão individual de um ministro do TCU, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Gleisi Hoffmann, a decisão foi influenciada pelo ex-ministro Ciro Nogueira (PP), que ocupou um cargo de destaque no governo anterior. "Perderam a eleição, mas continuam sabotando o país", escreveu a parlamentar na rede social X (antigo Twitter).

A crítica de Hoffmann se dá no contexto da crescente pressão sobre o governo Lula para fortalecer a indústria naval brasileira, que já foi um setor estratégico para o crescimento econômico. Segundo especialistas, a paralisação da MP pode gerar um retrocesso significativo, comprometendo investimentos no setor e colocando em risco a geração de empregos qualificados.

A decisão do TCU ainda deve ser debatida, e há expectativas de que o governo Lula busque alternativas para manter o projeto de construção dos navios nos estaleiros nacionais.

 

Fonte: Brasil247

Por Jornal da República em 22/09/2024
Aguarde..