Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Nesta terça-feira, em parceria com o Hemorio, o Governo do Estado realizou uma ação de doação de sangue no Palácio Guanabara. Ao todo 140 voluntários se cadastraram e 125 bolsas de sangue foram coletadas.
O ato faz parte da campanha realizada durante todo o mês para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
O protocolo de segurança é rigoroso para a segurança de todos os doadores colaboradores, respeitando o distanciamento social e reforçando a higienização.
A Gabi Damasceno - Coordenadora dos Convênios Federais para os Municípios, foi uma das volutarias e fala sobre a importância da campanha - "Hoje tive a honra de fazer parte de uma iniciativa vital no Palácio Guanabara: uma supercampanha de doação de sangue liderada pelo Governador Cláudio Castro e Vice-Governador Thiago Pampolha.
No estado do Rio de Janeiro, a necessidade de doadores de sangue é enorme, e cada contribuição pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitos.
Com apenas uma doação, é possível beneficiar no mínimo quatro pessoas que estão urgentemente à espera de transfusões. São mais de 400ml de esperança que se multiplicam, demonstrando que solidariedade e empatia podem, sim, transformar o mundo" afirmou.
Diego Faro também fez doação e afirmou em suas redes "Esse ato de cidadania é importante, Uma única doação ajuda a salvar até 4 vidas. Bora doar!!!
#doação #doacaodesangue #saude #riodejaneiro #rj #solidariedade #amor #paz "
Os agentes das Operações Lei Seca, Segurança Presente e funcionários do governo do estado também participaram. Mas o público em geral também pode contribuir: basta estar atento aos requisitos necessários para doação e procurar o hemocentro mais próximo.
Requisitos básicos para doação de sangue
http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf
A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.
Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação
Uma informação importante é que a doação não é um meio para se testar para AIDS ou outro agente infeccioso, pois há um período entre a infecção e a sua identificação pelos exames laboratoriais, chamado de Janela Imunológica, que pode variar de semanas a meses dependendo do tipo de agente infeccioso. Durante o período de janela imunológíca os testes laboratoriais revelam-se negativos e o agente infeccioso pode ser transmitido através da transfusão de sangue.
Portanto, se você estiver em dúvida se pode ou não doar sangue, leia mais os textos a seguir ou ligue para o DISQUE SANGUE - 0800-2820708. Da sinceridade e consciência do doador pode depender a saúde de quem receberá a transfusão de sangue. Como doar Há 03 principais tipos de doação: de sangue total, por aférese e doação autóloga. Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.
• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE • ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE: Mais esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação. Saiba mais sobre os critérios de doação no link abaixo:
O HEMORIO dispõe de folhetos para divulgação e esclarecimentos sobre doação de sangue, para obtê-los contacte doasangue@hemorio.rj.gov.br ou Tel: (21) 2332-8629 • O QUE É FEITO COM O SANGUE APÓS A DOAÇÃO? • Soube que o HEMORIO está precisando de doadores de plaquetas, como posso fazer esse tipo de doação? • Quantos litros de sangue uma pessoa possui? • É seguro doar sangue? • Por que os hemocentros trabalham tanto para ter doadores voluntários e habituais? • Qual a diferença entre doador de reposição e doador espontâneo? • Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado? • Poderia receber por email o resultado da minha última doação sanguínea? • O que acontece depois de eu ter doado o sangue? • O que é "sangue universal"? • Por que o HEMORIO parou de enviar o resultado do exame para casa do doador? |
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!