Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Entre os dias 9 de junho e 9 de julho, o Sesc Copacabana, localizado à Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Zona Sul do Rio, será ocupado com a videoinstalação “Conquistar o mundo, viver de nada, virar fantasma”, idealizada pela dupla de artistas Manuela Libman e Maria Clara Contrucci e produzida por Luiz Schiavinato Valente. A videoperformance conta a história do mundo, a partir de pares de cores complementares. Uma ficção construída por meio de pesquisas que espelham o cotidiano.
Imagem: Reprodução de obras da instalação artística "Conquistar o Mundo, Viver de Nada, Virar Fantasma" / Divulgação.
O corpo que traduz a cor, que traduz a palavra, que traduz a imagem e assim por diante. Uma história do mundo através das cores complementares, composição, gesto e escrita.
A partir da ideia de que visão e cor guiam acontecimentos e sensações, a compreensão dessas associações oferece “um atalho para o coração das pessoas”; Laranja e azul como a sedução, vermelho e verde como aquilo que é rotineiro e reconhecível e por fim amarelo e roxo como o que transcende nossa compreensão, este é ponto de partida para que as artistas chamem do público que irá prestigiar a instalação artística, que faz um chamado à sensibilidade da beleza da vida, do início ao fim da história de cada um podendo ser espelhado pelas cores e os caminhos que a obra propõe.
Imagem: Reprodução da instalação artística "Conquistar o Mundo, Viver de Nada, Virar Fantasma" / Divulgação
As artistas desenvolveram, em conjunto, um método de criação através das propriedades que a própria plataforma online oferecia: a dupla cria formas, imagens e cenas em cima das possibilidades de enquadramento do Zoom.
“Imaginamos nossa própria gênese em que a história se inicia no momento em que passamos a ter visão e enxergar a cor. As duplas de cores complementares (laranja-azul, vermelho-verde, amarelo-roxo) aparecem no vídeo como um mote inicial para criação de um discurso sobre o que cada uma delas provocaria em nós. A compreensão dessas associações, ofereceria “um atalho para o coração das pessoas”, diz Manuela Libman.
Segundo elas, o texto é estruturado por pesquisas no Google, manchetes de jornal, histórias pessoais, citações filosóficas. “São palavras e frases que cruzam nossos olhos incessantemente na internet, trechos de músicas, todas elas em um mesmo patamar, revelando uma espécie de fluxo de consciência”, afirma Maria Clara Contrucci.
Este é o segundo trabalho do duo de artistas, que estão juntas desde 2019, e a primeira performance foi "Lindo-de-Morrer", desenrolando toda uma narrativa acerca do olhar para os corpos femininos. “Este é um ensaio sobre a atração de polos opostos, nossa cultura visual e a ligação entre beleza e violência. O trabalho se materializou em uma performance que acontece dentro de uma instalação audiovisual”, afirmam.
Serviço:
"Conquistar o Mundo, Viver de Nada, Virar Fantasma"
Data: de 9 de junho a 9 de julho
Terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Audiovisual expandido, na galeria do Sesc Copacabana, galeria - Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana
Entrada gratuita
Classificação etária: Livre
Ficha técnica:
Ficha técnica:
Direção artística, dramaturgia e performance: Manuela Libman e Maria Clara Contrucci
Diretor de produção: Luiz Schiavinato Valente
Edição e tratamento de cor: Lucas Cunha
Captação de som: Bruno Giorgi
Iluminação: Nina Balbi
Publicação em impresso: Peu Lima
Assistente de produção: Helena Cabistani
Adesivador: Michael Derlindo
Cenotécnico: Leonardo Pinto
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!