SIPAT 2023 - Moldando Cidadãos Éticos e Líderes do Amanhã no SENAI / FIRJAN Duque de Caxias

SIPAT 2023 - Moldando Cidadãos Éticos e Líderes do Amanhã no SENAI / FIRJAN Duque de Caxias

No último dia 28 de setembro, o SENAI FIRJAN D. de Caxias - RJ foi palco de um evento transformador: a SIPAT 2023 ( Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Com a participação ativa de estudantes, professores e especialistas, a palestra proferida por Ana Carla Torres, consultora de compliance, e Lilian Beserra de Oliveira, advogada trabalhista, deixou uma marca indelével nos jovens presentes.

O evento teve início com a exibição de um vídeo impactante sobre Ética e Moral, apresentado por Mário Sérgio Cortella, provocando uma reflexão profunda nos espectadores. A plateia, composta em sua maioria por alunos do programa Jovem Aprendiz (14 a 24 anos), demonstrou grande interesse e atenção, totalizando cerca de 130 pessoas no auditório.

Lilian B. de Oliveira, adv. trabalhista, uma das palestrantes 

O tema central da palestra foi o Código de Condutas, abordando questões cruciais como bullying, assédio moral, assédio e importunação sexual, além de temas igualmente importantes como a síndrome de Estocolmo, apelidos prejudiciais, regras, normas, respeito e educação ao lidar com colegas com deficiências. As palestrantes elucidaram detalhadamente esses conceitos, destacando suas características e, mais significativamente, suas consequências devastadoras.

Ana C. Torres, palestrante e consultora de compliance

VALORES

Um dos pontos ressaltados foi a relação direta entre a falta de integridade e a corrupção, ilustrando como a ausência de valores éticos pode corroer os pilares fundamentais da sociedade. Os jovens foram apontados como os verdadeiros Agentes de Transformação, sendo incumbidos de uma responsabilidade individual e coletiva no combate à corrupção e na promoção da integridade.

A conferência  também lançou luz sobre o Programa de Integridade da FIRJAN, que se baseia em pilares sólidos: o mapeamento de riscos, políticas internas como o manual de dados e privacidade de dados, monitoramento contínuo através do PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir) e uma instância de governança composta pelo Comitê de Integridade e Ouvidoria para lidar com denúncias e elogios.

 

OBSERVAÇÕES 

Um aspecto que notei foi a consideração de que, além das aulas práticas de cursos profissionalizantes diversos, o SENAI FIRJAN Caxias proporciona aos seus alunos uma valiosa lição de cidadania. Em um mundo carente de referências positivas, especialmente para os jovens que muitas vezes não encontram esses valores em seus lares, eventos como SIPAT 2023 assumem um papel crucial. A educação não é apenas sobre transmitir conhecimento acadêmico ou técnico, mas também sobre moldar caráter, cultivar ética e incutir valores que moldarão os líderes de amanhã.

Adv. Lilian B. Oliveira e público participantes formado por professores e alunos 

 

 

ESTIMULO E PREMIAÇÃO  

Antes do encerramento foi feito um QUIZ, para os alunos, sobre todos os temas abordados na palestra. Acessando através de um código QR fixado no telão, eles foram estimulados a uma competição sadia de conhecimento e puderam mostrar através das suas respostas que absorveram o que lhes foi passado durante o evento pelas duas profissionais.

Ana C. Torres, consultora de compliance e Gabriel Augusto, vencedor do Quiz

O vencedor foi o aluno Gabriel Augusto, sendo premiado com o livro “Por que fazemos o que fazemos?”, de Mário Sérgio Cortella.

 

ENCERRAMENTO 

O evento encerrou-se com um sentimento palpável de gratidão. Gratidão pela oportunidade de aprendizado, gratidão pelos palestrantes inspiradores e gratidão por estar cercado por uma comunidade comprometida com a integridade e a transformação social.

No SENAI FIRJAN Caxias, não estão apenas formando profissionais qualificados; estão  moldando cidadãos éticos e agentes de mudança, prontos para construir um futuro melhor para todos nós. Que a chama da integridade continue a iluminar o caminho desses jovens, guiando-os rumo a um mundo mais justo, transparente e compassivo.

 

 por: Léo Paes Mamoni

Por Jornal da República em 04/10/2023
Aguarde..