S.O.S BRT: A população do Rio de Janeiro, será compelida usar aplicativo que vai invadir sua privacidade

S.O.S BRT: A população do Rio de Janeiro, será compelida usar aplicativo que vai invadir sua privacidade

Com a mania de se esquivar dos reais problemas que assolam a população da cidade do Rio de Janeiro, um deles a Mobilidade Urbana, vem promovendo o caos nos transportes de passageiros.

O ponto central das reclamações é o mau funcionamento do BRT que liga a Barra da Tijuca a Campo Grande (Transoeste). São centenas de reclamações diárias, um tormento para usuários, trabalhadores que necessitam se deslocar para seus locais de labuta, mas padecem diante do alto risco de vida e transtornos inadmissíveis e prejudiciais à saúde, causa estresse e fadiga humana. Para fazer jus a sua saga, o prefeito lançou um aplicativo espião para seguir os passos do cidadão.

Para reclamar do mau funcionamento do BRT, a solução encontrada pelo prefeito, foi um sistema nada convincente. Segundo explica próprio site: O Reclame AQUI é o canal OFICIAL do consumidor brasileiro! Ele atua como um canal independente de comunicação entre consumidores e empresas. Entendemos que não é próprio da prefeitura do Rio, e sim uma empresa privada, um negócio contratual entre o prefeito Eduardo Paes e a empresa.

Consequente, veio provar o quanto o prefeito se escusa a enfrentar diretamente aos problemas da cidade. Abaixo copiamos algumas das centenas de reclamações que são direcionadas diariamente ao site. (www.reclameaqui.com.br).

A Emancipação da Região seria a solução?

Para o presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI jornalista Roberto Monteiro Pinho, o problema é comportamental, questão de postura da municipalidade, um dilema para a população sempre refém da vontade de políticos, que são habituais em esquivar de suas responsabilidades. Ele garante que a Barra emancipada, terá seu próprio sistema de municipalidade, desgarrado dos vícios da prefeitura do Rio de Janeiro, onde está o foco do descaso com a Região. Por outro ele aponta que uma administração próxima dos problemas terá mais flexibilidade para agir, o que não ocorre com a as ”prefeiturinhas regionais”, que segundo ele, servem em tese para nomeações políticas.

- Estamos trabalhando com exaustão para emancipar a Região doa Barra da Tijuca (Planta AP4). Sentimos o clamor dos seus moradores, que apontam suas mazelas com a o sistema de transporte, capitaneado pelo BRT. A situação é grave, precisa solução urgente. Não é possível impor aos passageiros toda sorte de problemas, acidentes com vítimas até mesmo fatais, devido a precariedade desse transporte. Enquanto uma massa humana, residente não apenas no miolo do bairro, mas nas periferias, nas comunidades, onde moram cidadãos que produzem, e contribuem para mover a engrenagem da economia na cidade, estão reféns de um serviço de transporte desumano O prefeito Eduardo Paes, deveria andar de Ônibus na Barra da Tijuca, pegar o BRT e sentir os terríveis engarrafamentos, de horas para percorrer poucos quilômetros. O hobby do prefeito é divulgar nas redes sociais, suas promessas, neste momento apresentando os novos bólidos, mas quanto aos problemas apresentados até agora, não existe proposta que possa garantir a segurança das pessoas. Para se ter ideia até mesmo a ornamentação de Natal da Barra é lamentável.

Entidade de usuário de transportes quer o impeachment

Segundo o jornalista e advogado Ralph Lichotti Presidente da Associação Nacional de Defesa ao Usuários de Transportes - ANADUT, "Oito anos se passaram da promessa do início das obras do Metrô, e simplesmente o Projeto saiu do radar, veio para ser extensão e foi lançado sem ouvir a população, deveria ter sido realizadas, audiências públicas, ouvir lideranças comunitárias das regiões onde está o traçado de circulação. Tudo açodadamente, de olho nos bilhões previstos e investidos nas Olimpíadas de 2016. Estamos diante de um cenário inóspito que fere os Direitos Humanos, é o caso de pedir o impeachment do prefeito, diante da situação. Algo tem que ser feito".

 - Para piorar o caos o prefeito Eduardo Paes resolveu fazer uma maquiagem em alguns pontos da faixa que antes era de carros, e agora virou faixa dos sucateados Ônibus que circulam no BRT, verdadeiros chiqueiros ambulantes. Eduardo Paes trata como animal o povo da Barra e seus visitantes, e parece querer se vingar dos Moradores da Barra da Tijuca que em sua maioria votou em Bolsonaro e está realmente conseguindo seu objetivo.

As reclamações mais comuns dos usuários

(...) BRT saiu da estação morro do outeiro por volta de 16:26/ 16:30 com a porta fechada, após estar em movimento abriu a porta, prendeu meu braço, quebrou meu relógio smartwatch que tem uma semana de uso, ainda estou me direcionado ao hospital para bater raio x pq estou sentindo dor, peço por favor que tomem providências. N do carro E12726C placa kxd 8483

(...) Toda noite, quando retorno do trabalho, pego o brt. E o que tem ocorrido com frequência é funcionários da concessionária sentados no ponto final (alvorada) ocupando espaço de pessoas que esperaram na fila. Eu acho um absurdo, e hoje foi demais. Eu era a primeira da fila (após esperar 3 veículos) e ao parar na estação estava cheio de funcionários na porta onde estava (primeira porta) o Ônibus era do menor e não tinha lugar pra sentar sem ser preferencial. Não dá a pra voltar a fila. Um absurdo. A pessoa cansada, espera na fila educadamente para acontecer isso. Onibus E86872D no dia 01/12/2022 às 22:12 expresso Santa Cruz.

Vejamos a resposta padrão da BRT

Oi Cristielen, bom dia!

Segue a resposta da empresa BRT TRANSOESTE:

O sistema BRT encontra-se em constante evolução para garantir mais qualidade e satisfação aos nossos clientes. Informamos que foi verificado que um BRT apresentou problemas mecânicos, no meio do percurso em direção a estação Mato Alto, e alguns clientes não aguardarem a chegada do veículo reserva e embarcaram por meios próprios em outros meios de locomoção para chegar na estação. Após o funcionário ter apurado o ocorrido, os clientes foram liberados.

Nada comprova que o funcionamento e qualidade dos BRTs sejam confiáveis

O objetivo principal deste trabalho desenvolvido por entidades do segmento, foi identificar as vantagens e as desvantagens entre os meios de transportes BRT e Ônibus convencional. Ao fim deste o estudo (encomendado para ser favorável), concluiu-se que o BRT possui maiores vantagens sobre o sistema convencional de Ônibus.

As principais vantagens do sistema de transporte público BRT são: economia de tempo de viagem; economia de custo operacional; atração de novos passageiros; impacto ambiental médio/ baixo; e, utiliza fontes alternativas de energia. Já as principais desvantagens do sistema BRT são: fator poluente; impacto urbano; não garante segurança dos clientes; e, desapropriação de trechos.

Desta forma o presente estudo há época buscou apresentar de forma conclusiva as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas abordados neste trabalho (BRT e Ônibus convencional) e apresentou de forma concreta os motivos pelos quais o BRT apresenta melhor resultado que o Ônibus convencional no atendimento do transporte público. Da mesma forma, buscou-se apresentar as vantagens e desvantagens dos combustíveis utilizados em cada tipo de transporte. Hoje o cenário desse meio de Transporte Coletivo, não referenda o que foi garantido.

Para melhor embazar as considerações da redação da Tribuna da Imprensa Digital, pesquisou várias fontes. Encontrou subsídios sobre o BRT a partir de avaliações da: BRANCO, S. P. V. M. Estudo e Aplicação de Sistemas BRT – Bus Rapid Transit. Faculdade de Engenharia – Universidade do Porto – 2013. E do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Disponível em: < https://idec.org.br/ >. Acessado em 07/03/2019. E no site: www.nucleodoconhecimento.com.br

Da Editoria/BRANCO/Núcleo de Conteúdo: ANIBRPress/Biblioteca Nacional/Imagem: Arquivo

 

Leia ainda; BRT a máquina de matar do prefeito Eduardo Paes

Rio 40° graus: Desordem urbana nas praias do Recreio do Bandeirantes

'Ônibus Cacareco' - Mais um idoso cai e tem sua vida em risco, povo agoniza com o caos do transporte público do Rio

Eduardo Paes Culpa o Povo pela Ineficiência do Transporte e Sucateamento do BRT

Por Jornal da República em 24/12/2022
Aguarde..