STF mantém prisão de condenados pelo incêndio na Boate Kiss

STF mantém prisão de condenados pelo incêndio na Boate Kiss

Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a prisão de quatro condenados pelo incêndio na Boate Kiss, tragédia que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em 2013, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Em sessão realizada no plenário virtual, três ministros votaram para manter a decisão do relator do caso, ministro Dias Toffoli, que determinou a prisão imediata dos acusados em setembro de 2023. Até o momento, além de Toffoli, os ministros Edson Fachin e Gilmar Mendes também se manifestaram a favor da medida. O julgamento será finalizado às 23h59 e ainda aguarda os votos dos ministros Nunes Marques e André Mendonça.

Com a decisão, permanecem presos os ex-sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr (condenado a 22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha, ambos condenados a 18 anos de reclusão.

As defesas dos condenados recorreram argumentando nulidades nos julgamentos realizados nas instâncias inferiores. Entre os questionamentos apresentados estão a realização de uma reunião reservada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e dos advogados de defesa, e o sorteio de jurados fora do prazo legal.

Contudo, ao avaliar os recursos, o ministro Toffoli considerou que as supostas irregularidades deveriam ter sido contestadas durante o julgamento. "Estando também preclusa tal questão, o seu reconhecimento pelo STJ e pelo TJRS, a implicar a anulação da sessão do júri, viola diretamente a soberania do júri", afirmou.

O caso segue sendo um dos mais emblemáticos da história judicial brasileira, com desdobramentos que impactam diretamente as famílias das vítimas e a discussão sobre a responsabilidade penal em tragédias coletivas.

 

Fonte: Agência Brasil

Por Gestão, Governança e Empreendedorismo em 03/02/2025
Aguarde..