Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O subsecretário de Estado de Cultura, Augusto Vargas, acompanhado da Diretoria de Arte da Subsecretaria de Integração Cultural, representada por Beto Tisk, Renan Paixão e Jonathan Barbosa, visitou na tarde desta terça-feira (2) as sedes do AfroReggae em Vigário Geral. O objetivo foi conhecer de perto as iniciativas culturais e tecnológicas promovidas pela organização, que há anos transforma a realidade de comunidades cariocas por meio da arte, educação e inovação digital.
A visita começou pelo Centro de Cultura Digital Waly Salomão (CCDWS), em Vigário Geral, onde a equipe conheceu o AfroGames, projeto pioneiro que capacita jovens das favelas para o universo dos eSports. Em seguida, visitaram o estúdio da Crespo Music, um polo de inovação musical administrado pela Universal Music e Virgin Music, que conta com estúdios equipados com tecnologia Dolby Atmos, referência global em som imersivo.
Durante a passagem pelo estúdio, Augusto Vargas teve a oportunidade de conhecer de perto o impacto do projeto na formação de novos talentos. Ele se envolveu ativamente, aproveitando para cantar no estúdio da Crespo Music e sentir na prática a experiência dos artistas que utilizam o espaço. Já no AfroGames, o subsecretário não apenas experimentou os computadores de alto desempenho como também entrou no jogo e, para surpresa de todos, carimbou seu nome no primeiro lugar do ranking da plataforma, demonstrando entusiasmo e conexão com o universo digital e gamer.
O subsecretário Augusto Vargas se emocionou ao falar sobre o impacto do projeto:
“Eu acho que ‘emocionado’ era a primeira palavra que eu queria dizer. O trabalho que o AfroRaggae desenvolve aqui com as crianças, seja na dança, na música ou com a galera da percussão, toca o nosso coração. O comprometimento dos professores e da equipe administrativa nos enche de esperança, mostrando que é possível construir um mundo melhor. O estado do Rio de Janeiro é uma grande potência, e se conseguirmos fazer com que uma pontinha dessa grandiosidade que acontece aqui no AfroRaggae dialogue com o território da Baixada Fluminense, será motivo de muito orgulho para nós. Em nome da nossa Secretária de Estado, Daniele Barros, e do Secretário de Estado de Trabalho e Renda, Filipe Raves, posso dizer que o governo do estado do Rio de Janeiro está encantado e vibrando para que possamos, através desses diálogos, encontrar conexões e avançar com esse programa para a Baixada”, declarou Vargas.
O Gerente do AfroReggae Gustavo Mendonça, também reforçou a importância do encontro:
“Receber representantes da Secretaria de Estado de Cultura em nossas sedes reforça o impacto do trabalho que desenvolvemos. O AfroReggae acredita no poder da cultura e da inovação como agentes de transformação social, e esses encontros ajudam a ampliar o diálogo sobre o fortalecimento da arte dentro das comunidades”, afirmou.
A visita proporcionou aos representantes um olhar mais próximo sobre as iniciativas do AfroReggae e o potencial de seus projetos para a valorização cultural e o desenvolvimento social das comunidades atendidas.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!