Supermercado Zona Sul, do Rio suspende venda de suco de uva após caso de trabalho escravo

Medida foi tomada depois da revelação do caso de um grande resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves (RS)

Supermercado Zona Sul, do Rio suspende venda de suco de uva após caso de trabalho escravo

Vereador atacou baianos resgatados em situação de escravidão para trabalhar em vinícolas da serra gaúcha - Foto: Procuradoria-Geral do Trabalho/Divulgação

Vereador atacou baianos resgatados em situação de escravidão para trabalhar em vinícolas da serra gaúcha — Foto: Procuradoria-Geral do Trabalho/Divulgação

A rede de supermercados Zona Sul, do Rio de Janeiro, decidiu suspender suas vendas do suco da vinícola Aurora. A medida foi tomada depois da revelação do caso de um grande resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão na colheita de uva em Bento Gonçalves (RS), que trabalhavam para duas empresas contratadas pelas vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton.

O Zona Sul afirma que não tinha um contrato de fornecimento fixo com a Aurora, mas o estoque era reorganizado sempre que o suco acabava. A rede diz que já não trabalhava com as marcas da Salton e Garibaldi.

Após notícia da operação realizada pelo Ministério do Trabalho com o Ministério Público do Trabalho e as polícias Federal e Rodoviária Federal, a rede varejista suspendeu as compras e retirou o produto das gôndolas das 47 unidades na zona sul da capital fluminense e uma em Angra dos Reis.

Após a divulgação do caso, as vinícolas manifestaram repúdio a violações de direitos humanos e dizem que não tinham conhecimento da situação.

Da Editoria Última Hora / Imagem: Redes Sociais

 

Por Jornal da República em 03/03/2023
Aguarde..