Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra um aumento significativo no número de passageiros nas localidades onde foi implementada a tarifa zero no transporte coletivo público. No total, segundo a pesquisa, há 106 municípios no país que reúnem mais de 5 milhões de habitantes em que não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus, a tarifa zero universal.
O levantamento comparou a quantidade de passageiros antes e depois da adoção do passe livre em 12 cidades. Em todos os municípios pesquisados houve elevação significativa na demanda por viagens de ônibus, que variou de 33% a 371%.
Entre as cidades pesquisadas estão Caucaia (CE), que adotou a tarifa zero em 2021, e 2 anos depois viu o número de passageiros subir 371%, de 510 mil mensais para 2,4 milhões mensais. Luziânia (GO) teve elevação de 202% no número de passageiros em um período de 2 meses, de 4,3 mil por dia, em outubro de 2023, quando adotou o passe livre, para 13 mil por dia, em dezembro de 2023.
Maricá (RJ) teve aumento de 144% após três anos da adoção da tarifa zero; Ibirité (MG), de 106%, após três meses; São Caetano do Sul (SP), de 218%, após quatro meses; Paranaguá (PR), de 146%, após um ano; Balneário Camboriú (SC), de 43%, após seis meses; Itapeva (SP), de 267%, após um ano e meio; Cianorte (PR), de 99%, após um ano; Lins (SP), de 150%, após um mês; Mariana (MG), de 145%, após dois anos; e Santa Isabel (SP), de 33%, após um ano e meio.
“O aumento da demanda indica o potencial de uso do transporte público pela população. A tarifa zero promove uma maior mobilidade e acessibilidade, facilitando deslocamentos para as atividades essenciais no ambiente urbano, em diferentes horários do dia, não só em horário de pico”, avalia o diretor executivo da NTU, Francisco Christovam.
“Esse aumento da demanda precisa ser considerado pela prefeitura que planeja adotar a tarifa zero. Não basta ter recursos para cobrir o custo atual, é preciso avaliar a necessidade de aumento da frota e definir fontes permanentes de recursos, para que a tarifa zero tenha sustentação”, acrescentou Christovam.
Vereador Edson Santos, lidera o Projeto Tarifa Zero e pautas cruciais para o Rio de Janeiro
O Vereador EDSON SANTOS com a experiência de estar no seu sexto mandato, parece estar mudando o jogo para os moradores do RIO DE JANEIRO, com apresentação de mais de 60 projetos desde que voltou a Câmara, sua liderança tem sido um farol de esperança para os menos privilegiados, mostrando que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Um dos seus principais projetos, é o Tarifa Zero no transporte público, que surge como uma promessa de mobilidade e acesso para todos os cidadãos da cidade.
A proposta da tarifa zero no Transporte Público ganha ainda mais relevância com a revitalização planejada para o centro do Rio de Janeiro, especialmente nos finais de semana. Essa medida não apenas promove transferências para a economia local ao atrair mais pessoas para a região central, mas também visa tornar o transporte público uma opção mais atrativa para os residentes e visitantes da cidade.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!