Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Espetáculo que vem arrebatando públicos por onde passa, “Leopoldina Carolina Josefa: a libertadora do Brasil”, da autoria de André Faxas e direção de Sérgio Telles, poderá ser conferido em sessão única, dia 31/03, às 19h, no Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro. A montagem teatral conta a história de D. Leopoldina em seu leito de morte, relatando ao público sua entrada no Brasil e os fatos históricos envolvidos com a participação da arquiduquesa da Áustria, primeira esposa do Imperador D. Pedro I e Imperatriz Consorte do Brasil de 1822 até sua morte em 1826. (Tem promoção para leitores do "Última Hora", confira no final da matéria).
Elaine Vieira e Caroils Faxas, atrizes interpretam a Prinecsa Leopoldina em duas fases da v ida na peça “Leopoldina Carolina Josefa: a libertadora do Brasil!”. Foto: Divulgação do espetáculo .
A peça inicia falando sobre sua saída da Áustria, já casada por procuração com o príncipe D. Pedro. Apaixonando-se perdidamente pelo marido e pelo novo país que conhecera, integrando-se com a cultura nacional e com a política de então. Dedicando-se aos pobres, exercendo a caridade e a compaixão, sobretudo com a população preta, mostrando-se contrária ao regime de escravidão e sendo voz isolada na Corte. No âmbito pessoal, sofrendo com mortes de filhos e a constante infidelidade de D. Pedro, principalmente com Domitila de Castro, futura Marquesa de Santos. No âmbito político, articulando o rompimento com as cortes portuguesas, junto de seu fiel aliado, José Bonifácio, tendo como resultado prático o que ficou conhecido como “Dia do Fico”. Com suas articulações políticas prosseguindo e convencendo D. Pedro, a partir de uma carta redigida por ela, proclama a independência do Brasil. No espetáculo cria-se uma relação íntima do público com D. Leopoldina, onde a mesma encontra na platéia um lugar seguro para contar sua versão dos fatos, fazer suas confissões.
No palco, a trama se desenvolve coo o jogo de cenas entre uma Leopoldina jovem (Carol Faxas) saudável e uma Leopoldina cansada e melancólica (Elaine Vieira), onde sua história pode ser compreendida como um sinal de esperança e de necessidade do empoderamento feminino para o futuro do nosso país.
Com texto forte e que toca as pessoas, o espetáculo é feminino, íntimo, visceral e muito emocionante. Traz uma mensagem de auto acolhimento, perdão, superação e empoderamento feminino, através da Imperatriz, que foi conhecida popularmente apenas como a “esposa traída de Dom Pedro”, que teve sua participação política reduzida ao marido. Queremos que o povo conheça Dona Leopoldina pelos olhos dela mesma. Que entendam sua importância para o Brasil e o significado de seu legado que permanece até os dias de hoje.
Serviço:
“Leopoldina Carolina Josefa: a libertadora do Brasil”
Gênero: Drama
Duração da peça: 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Texto: André Faxas
Direção: Sérgio Telles
Elenco: Carol Faxas, Elaine Vieira, Jeremias Flôres, Maria Zenayde, Will Tom, Helder Renovato, Iasmim Caetano, Alexandra Carla, Mario Ceita e André Faxas.
Assistente de Direção e Operador de Som: Cainan Felipe
Produção Executiva: Patrícia Fiorani
Iluminação: Ademir Lamego
Cenotecnico: Wellington Leite
Figurino: Patrícia Fiorani, Maria Zenayde, Cleide Marques e Nilza Fiorani.
Fotografia: Michael Menezes e Thayná Soeiro Filmagem: Walter Santos
Em cartaz em sessão única de apresentação:
Data: 31/03 às 19h
Local: Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro
Ingressos: R$40 inteira e R$20,00 meia
(à venda na bilheteria do teatro e online no site da FUNARJ)
Promoção: apresentando o print desta matéria, todos pagam meia entrada.
Visite a página: @leopoldinanoteatro
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!