Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
As inovações tecnológicas se tornaram uma grande aliada aos médicos, e isso não poderia ser diferente no tratamento de varizes. Procedimentos que antes eram invasivos e dolorosos, são realizados de forma menos traumática e com resultados eficientes e seguros.
O tratamento das varizes pode ser realizado de várias maneiras e para entendermos um pouco sobre essas diferenças, essa coluna conversou com o médico cirurgião vascular e endovascular . Dr. Moraes Júnior.
Dr. Qual a diferença entre o tratamento de varizes com espuma e a lazer?
Dr, Moraes Júnior: O tratamento com espuma, conhecido como escleroterapia com espuma, consiste na injeção de uma substância esclerosante em forma de espuma diretamente nas varizes, causando a irritação e o colapso da veia, que é posteriormente absorvida pelo corpo. O tratamento a laser transdermico, por outro lado, utiliza energia luminosa para aquecer e fechar as veias afetadas. Enquanto o laser transdermico é mais indicado para veias menores e mais superficiais, a espuma pode tratar veias maiores e mais profundas.
E como funciona o tratamento com resfriamento da pele?
Dr. Moraes Júnior: O tratamento com resfriamento da pele é geralmente utilizado em conjunto com terapias a laser para minimizar a dor e proteger a pele durante o procedimento. Antes e durante o tratamento a laser, a pele é resfriada através de dispositivos específicos ou géis frios, o que ajuda a reduzir o desconforto e o risco de queimaduras, tornando o procedimento mais confortável para o paciente.
Existe um protocolo de tratamento de varizes e cuidados especiais para pessoas acima dos 40 anos?
Dr. Moraes Júnior: Indivíduos acima dos 40 anos devem adotar um protocolo que inclui avaliação médica detalhada para determinar o método de tratamento mais adequado, que pode variar desde mudanças no estilo de vida (exercícios, controle de peso, evitar longos períodos em pé ou sentado) até procedimentos específicos como escleroterapia, laser ou radiofrequência. Cuidados pós-tratamento incluem o uso de meias de compressão e acompanhamento médico regular.
O cirurgião aponta ainda que um dos tratamentos mais modernos e eficazes para varizes e vasinhos é a abolição por radiofrequência ou laser endovenoso. “Estes métodos minimamente invasivos utilizam calor gerado por radiofrequência ou laser para fechar as veias doentes. São técnicas que oferecem recuperação rápida e menos desconforto quando comparadas a métodos tradicionais como a cirurgia”, pontua Dr. Moraes.
Muito se ouve falar em varizes e vasos. Mas afinal, qual a diferença entre eles?
Dr. Moraes Júnior: Varizes são veias dilatadas, tortuosas e alargadas, geralmente localizadas nas pernas, que podem causar dor e desconforto. Vasos, ou telangiectasias, são pequenos vasos sanguíneos visíveis na superfície da pele, também conhecidos como “aranhas vasculares”, e geralmente não apresentam sintomas além do aspecto estético.
O especialista conclui dizendo o que deve ser levado em consideração nos tratamentos para secar os vasinhos. “O melhor tratamento deve ser individualizado e deve ser levado em consideração cor da pele, diâmetro dos vasos e sua profundidade. Para vasinhos muito finos e superficiais, a terapia com laser transdermico combinada a esclerose com glicose Hipertônica se mostra a técnica mais eficiente e versátil atualmente”.
Quer saber mais sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar? Continue acompanhando essa coluna.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!