Tecnologia e varejo: 5 tendências para o setor que geram otimismo para o futuro

Hubs de produtos, dados de compras e ligação entre o mundo digital e físico são alguns dos pontos de atenção para varejistas

Tecnologia e varejo: 5 tendências para o setor que geram otimismo para o futuro

O varejo mundial passou por diversas transformações durante os últimos anos por conta da pandemia, que mudou a sociedade e as maneiras de convívio, consumo e interação. Nos anos de 2020 e 2021, principalmente, com uma maior restrição de circulação, lojas de pequeno, médio e grande porte tiveram que se adaptar, criando novos mecanismos e estratégias para atrair consumidores e manter o negócio vivo.

Uma das grandes chaves para os varejistas passou a ser o investimento em tecnologia. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2021, o orçamento do varejo nacional no campo tecnológico aumentou 87% na comparação com 2020.

“A evolução da tecnologia devido a pandemia possibilitou que diversos setores pudessem avançar em diversos aspectos. O varejo foi um dos setores que mais passou por adaptações, por necessidade a fim de sobreviver, é verdade, mas isso não quer dizer que não apresenta um futuro ainda mais promissor”, explica Rogério Albuquerque, head de produtos e serviços da Card, empresa de meios de pagamento e tecnologia.

Abaixo, confira cinco tendências do varejo para o futuro do setor:

  • E-commerce e canais digitais devem ganhar ainda mais força

Os canais digitais passaram a ser ponto crucial durante a pandemia, assim como o e-commerce. Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou faturamento recorde de mais de R$161 bilhões, além disso, o número de pedidos aumentou cerca de 17%, com 353 milhões de entregas no decorrer do ano, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro.

Tais fatores devem permanecer para o restante deste ano e também em 2023, mesmo com o retorno do comércio físico em sua totalidade.

  •  Dados podem nortear estratégias

O uso de dados para análise de consumidores, movimentos de compra em datas sazonais e produtos de maior interesse passaram a ser um ponto importante para os varejistas. 

A partir de métricas, entender o movimento do cliente se torna uma tarefa mais fácil, possibilitando assim aos varejistas criarem novas estratégias de venda tanto para o ambiente físico, quanto para o ambiente digital.

  • Interligação entre digital e físico

O hibridismo das compras é um ponto importante para o varejo atual que deve seguir como tendência para os próximos anos. A possibilidade de fornecer opções de retirada ou de entrega para os clientes em casa não é nova, mas ganhou ainda mais força nos últimos anos.

Essa ligação entre o digital e o físico deve ser costurada com atenção pelos varejistas, desde a construção do estoque, ao atendimento online e presencial nas lojas e franquias.

  • Pix

O Pix se tornou um dos meios de pagamento mais utilizados no país desde o seu lançamento. A praticidade, rapidez e ausência de taxas do sistema fez com que o sistema rapidamente se tornasse um utensílio praticamente obrigatório nos varejistas.

Segundo dados do Estudo de Pagamentos GMattos, o Pix divide o segundo lugar nas formas de pagamento mais utilizadas, ao lado dos boletos. Ainda segundo a consultoria, a aceitação da ferramenta tem potencial para chegar a 92% nos próximos anos. Em janeiro de 2021, o Pix apresentava 16,9% de aceitação entre os comércios virtuais do Brasil, em julho deste ano alcançou 76,3%.

  •  CardHub

De olho na perspectiva positiva do varejo brasileiro, a Card, lançou ao mercado recentemente o CardHub, marketplace que integra todos os serviços da empresa em um só local. 

Esta nova integração permite aos pequenos e grandes varejistas usufruir dos serviços físicos e digitais da Card, contando com mais de 40 produtos para oferecer aos clientes, com opções que vão desde serviços essenciais aos principais meios de entretenimento (jogos, música, gastronomia) e bilhetes de mobilidade urbana.

 

 

Sobre a Card

Após a junção anunciada no ano de 2021 entre o Grupo Card e a Rede Tendência, que se tornou Card, a empresa contempla mais de 20 anos de experiência no mercado de meios de pagamento e soluções de tecnologia, atuando em mais de 100 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Mais de 50 soluções podem ser encontradas na plataforma card e nas maquininhas, como telecomunicações, gift card e mobilidade urbana em todo o país. Saiba mais: https://grupocard.com.br/ 

Da Editoria Última Hora

 

 

Por Jornal da República em 12/01/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Rio abre 2,4 mil vagas de emprego na primeira semana de setembro
02 de Setembro de 2024

Rio abre 2,4 mil vagas de emprego na primeira semana de setembro

Divulgadas regras de gestão do novo Bolsa Família
11 de Julho de 2023

Divulgadas regras de gestão do novo Bolsa Família

Há menos de um mês do Natal, Prefeitura do Rio divulga 2,4 mil vagas de emprego
02 de Dezembro de 2024

Há menos de um mês do Natal, Prefeitura do Rio divulga 2,4 mil vagas de emprego

Cláudio Castro se reúne com ministro da Fazenda para pedir renegociação da dívida do RJ com a União
05 de Outubro de 2023

Cláudio Castro se reúne com ministro da Fazenda para pedir renegociação da dívida do RJ com a União

Aguarde..