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Um levantamento inédito, realizado com uma base de dados de 2,5 milhões de pacientes da Conexa, maior player de saúde digital da América Latina, apontou que entre os meses de agosto a outubro de 2022 o uso de telemedicina gerou uma economia de R$12 milhões, equivalente a 80% ao custo estimado caso os atendimentos fossem realizados na rede física.
Os mais de 57 mil atendimentos por telemedicina para urgências e emergências realizados no período resolveram 88% das queixas, e apenas 1,5 mil pacientes foram encaminhados ao pronto-socorro (PS) físico. Os custos totais dos atendimentos foram de pouco mais de R$ 3 milhões. Sem a telemedicina, as despesas seriam da ordem de R$ 15 milhões.
“Essa economia pode ser ainda maior se considerarmos que, no presencial, são solicitados em média 3 exames complementares por atendimento versus 0,8 solicitações da telemedicina”, explica Gabriel Garcez, diretor médico da Conexa. Em relação aos encaminhamentos médicos para o serviço presencial, o principal problema de saúde apontado pelos profissionais foi ansiedade, reforçando a importância dos cuidados com a saúde mental, além da física.
Outro achado do estudo chama atenção para necessidade de mudança nos hábitos e comportamentos da população. Do universo de 88% de resolubilidade, cerca de 10% dos pacientes que tiveram alta por telemedicina ainda acessaram o pronto-socorro presencial sem necessidade, reforçando que ainda precisamos avançar na adesão e cultura de atendimentos digitais para otimizar o sistema de saúde. “A principal queixa dos que foram ao PS presencial após o atendimento digital está relacionada com doenças infecciosas, como Covid-19 e Influenza, impondo o risco de infectar outros pacientes que realmente necessitavam do serviço físico”, finaliza Garcez.
Sobre a Conexa
Player de saúde digital, fundada em 2017, a empresa atualmente oferece soluções voltadas para a saúde integral, como saúde mental, atenção primária, pronto atendimento virtual e até cuidados crônicos para empresas e planos de saúde. Focada em democratizar a saúde de qualidade, conta com renomado board médico formado por Ben-Hur Ferraz Neto, Roberto Botelho, Romeu Domingues e Otávio Gebara.
A Conexa cuida de mais de 23 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades e cinco países. Desde 2020, após aportes, vem consolidando o mercado através de M&As como a aquisição da IMedicina, desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de paciente, e integração com a Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina, em 2021. Esses movimentos a consolidaram como a maior empresa de saúde digital integral da América Latina.
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