Toni Garrido vai substituir Elba Ramalho em lançamento de turismo religioso

Toni Garrido vai substituir Elba Ramalho em lançamento de turismo religioso

Aos pés do Cristo Redentor, assinatura do documento contou com a participação do Rio CVB e de entidades religiosas

Com a benção do Cristo Redentor, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e representantes de diferentes religiões assinaram, nesta terça-feira (1º), um termo de cooperação técnica do turismo religioso no Rio de Janeiro. O objetivo é destacar pontos turísticos históricos ligados à fé e incentivar a retomada do setor tão abalado pela pandemia. A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube

O documento foi assinado pela presidente-executiva do Rio CVB, Sonia Chami, o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar, o fundador-presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Berthaldo Soares, a diretora do Instituto Memorial do Holocausto, Sofia Debora Levy e a gerente-geral do Centro Cultural Jerusalém, Eliane Cristina.

Legenda: Padre Omar, Sofia Debora Levy, Sonia Chami, Eliane Cristina e Berthaldo Soares / crédito: Alexandre Macieira - Rio CVB

Clique aqui para baixar as fotos

Mais fotos - Crédito: Cristina Granato - Rio CVB

"O ano de 2021 marca o aniversário de 90 anos do Cristo Redentor, data que é o ponto de partida para alavancar o turismo religioso em nossa cidade. Temos um conjunto de atrações como Catedral Metropolitana do Rio, o Santuário de Fátima, o Centro Cultural Jerusalém, o Grande Templo Israelita e o Monumento ao Holocausto, que o Brasil e o mundo precisam descobrir", afirmou Sonia Chami, da Rio CVB.

Enquanto o Cristo Redentor recebe 3 milhões de turistas por ano, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, SP) atrai 13 milhões. O objetivo do Rio CVB e dos demais parceiros é aumentar o fluxo nos próximos 10 anos. Se a cidade conseguir atrair 3% dos visitantes da Basílica de Aparecida, a economia do Rio de Janeiro pode ganhar R$ 300 milhões por ano.  

"Com o trabalho de cooperação entre os diferentes agentes do trade turísticos, todo mundo ganha: a cidade ganha, os equipamentos ganham, a geração de empregos aumenta e a cidade passa a se desenvolver de forma sustentável. Ao mesmo tempo, nós passamos a pontuar o Rio de Janeiro como um lugar de extrema tolerância religiosa" defendeu Padre Omar.

O termo prevê que os signatários trabalhem juntos, em parceria com a Prefeitura, na captação de eventos, na criação de materiais publicitários e em campanhas para incentivar as atividades religiosas.

"Um dos conceitos do turismo, segundo a Organização Mundial do Turismo, é um instrumento de paz entre os povos. E esse aspecto tem na religiosidade e na fé um ingrediente especial. As pessoas que se dirigem para outros lugares para este tipo de turismo consomem da mesma forma que o visitante tradicional, mas com um ingrediente especial, que é o viés religioso", defendeu o representante da Comissão de Turismo na Câmara e ex-secretário de Turismo do Rio, deputado federal Otávio Leite (PSDB).

O evento foi encerrado pelo cantor Toni Garrido, que apresentou músicas em homenagem ao tema, como "Aquele Abraço" e "Missões".

Foto: Toni Garrido / Crédito: Cristina Granato

O evento seguiu as normas sanitárias contra o coronavírus, com número reduzido de participantes, uso de máscaras e distanciamento social. O evento foi transmitido pelos canais oficiais no YouTube do Cristo Redentor e do Padre Omar.

Roteiro religioso

Entre as ações já organizadas pelo grupo, está a criação de um roteiro turístico que pode ser utilizado para percorrer os equipamentos que são símbolo de fé no Rio de Janeiro.

- Visitação ao Centro Cultural Jerusalém, em Del Castilho (aproximadamente 1h30 de duração)

- Parada no Grande Templo Israelita, no Centro (30 min)

- Visita à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro (30  min)

- Ida ao Cristo Redentor, para visitar o Santuário do Cristo (2h)

- Visita ao Monumento ao Holocausto, em Botafogo (30min)

- De lá, o passeio turístico segue pela orla até a última parada no Santuário de  Fátima, no Recreio.Assessoria de Imprensa

Corcovado Comunicação Estratégica

Por Jornal da República em 03/06/2021
Aguarde..