Tripé Universitário- Sexo, Drogas e Revolução

Gabriel Costenaro apagando pichação “Fogo na Polícia” na UFSC - Fonte: https://www.youtube.com/@FaustinoRN

Tripé Universitário- Sexo, Drogas e Revolução

O Inimigos Públicos é a mais nova e bem-sucedida iniciativa do MBL. Nosso irmão de Belford Roxo, Gabriel Costenaro, e outras figuras populares do movimento estão viajando o Brasil expondo problemas e hipocrisias de instituições, movimentos e figuras de esquerda. Embora eles estejam fazendo outras ações, a principal tem sido o enfrentamento da desordem nas universidades públicas.

As chamadas "Federais" tiveram uma explosão de investimento orçamentário desde a primeira eleição do atual presidente Lula. De 2003 até 2018 houve um aumento de 123% nos gastos dessas instituições, isto é mais que o dobro. Aqui no Rio de Janeiro foi próximo de 80% com a UFRJ e a UFF, representando o primeiro e o terceiro maiores orçamentos entre as Federais, respectivamente. Isso trouxe também um aumento de 144% na oferta de vagas para alunos, ou seja, mais mão de obra qualificada para o país, correto? Bem, mais ou menos.

De acordo com Instituto Paulo Montenegro, em 2017, a proporção de universitários proficientes em leitura era de apenas 22%. Então apenas 1 a cada 4 universitários consegue ler e compreender textos e gráficos complexos. Essa é a elite intelectual do país. Mais de 40% deles não estão empregados de acordo com seus diplomas (alô, Uber!). Para piorar, nós subimos no ranking de artigos científicos publicados, mas descemos no ranking de artigos relevantes. Estamos produzindo muita ciência! Só que estamos produzindo ciência ruim.

Tudo bem, você pode tentar argumentar que a universidade pública brasileira é baseada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, e que não podemos diminuir o seu valor apenas olhando para a pesquisa. Obviamente essa é uma colocação equivocada, mas vamos aceitar por hora. O ensino já se mostra falho na alfabetização. A extensão é um dos grandes problemas das Federais que está sendo exposto pelos Inimigos Públicos.

Extensão é levar a universidade para a população. Torná-la parte do dia a dia de nosso povo transformando sua realidade através da produção científica feita lá. Num folheto encontrado pelos Inimigos Públicos na UFSC estava a frase "Todo Patriota é um Idiota!" e nas paredes pichadas, não só nessa Federal, mas em TODAS as outras também, estavam outras frases como "Fogo na Polícia!", "+ maconha", "sexo, drogas e revolução" e várias foices e martelos, famoso símbolo comunista. Não parece um local onde pessoas de direita, pelo menos metade da população, são bem-vindas.

Não somos. Não faltam relatos de alunos e professores sendo ameaçados simplesmente por serem de direita. Não é necessário se posicionar, apenas ser. Não à toa nosso colega João Bettega foi desacordado e esmurrado por universitários de esquerda, fato comemorado por outros universitários.

A universidade pública brasileira falha em todos os seus pilares. Essa instituição foi sequestrada e agora, fechada para si mesma, está sendo exposta para todos verem como está sendo tratado o patrimônio público e como deixou de ser democrática há muito tempo.

MBL - RIO DE JANEIRO

Grupo de comédia Falha Livre

Por Jornal da República em 18/08/2023
Aguarde..