Trump diz que ‘não deveria ter deixado’ a Casa Branca após perder eleição em 2020

O ex-presidente se recusou a reconhecer a derrota para o democrata Joe Biden nas últimas eleições

Trump diz que ‘não deveria ter deixado’ a Casa Branca após perder eleição em 2020

O ex-presidente e candidato do Partido Republicano Donald Trump, afirmou disse neste domingo (3) que “não deveria ter deixado” a Casa Branca depois de perder a eleição de 2020 em um comício na Pensilvânia.

O ex-presidente se recusou a reconhecer o resultado da eleição de 2020, na qual Joe Biden foi o vencedor, e promoveu teorias da conspiração sobre aquele pleito, bem como sobre as eleições deste ano.

“Tínhamos a fronteira mais segura da história do nosso país no dia em que eu parti. Eu não deveria ter partido. Quer dizer, honestamente, porque… Nós nos saímos tão bem, tivemos uma ótima…  então agora, quero dizer, cada cabine de votação tem centenas de advogados lá”, disse Trump.

Em 2020, depois da derrota eleitoral para Joe Biden, Trump se recusou a sair da Casa Branca (Foto: Reuters)

Trump em 2020: ‘Nós nunca iremos embora’

Nos dias seguintes à eleição de 2020, Trump disse repetidamente a assessores que permaneceria na Casa Branca, em vez de deixar o novo presidente, Joe Biden, assumir. “Eu simplesmente não vou embora”, destacou o republicano a um assessor na época, de acordo com  o livro “Confidence Man: The Making of Donald Trump and the Breaking of America” da repórter do New York Times Maggie Haberman.

“Nós nunca iremos embora”, Trump disse a outro. “Como você pode ir embora quando ganhou uma eleição?”, questionou, ainda segundo a reportagem.

Os comentários do ex-presidente no comício deste domingo (3) sugerem que ele pode também estar “preparando o terreno” para contestar os resultados da eleição presidencial de 2024 caso seja derrotado.  Ele repetiu alegações infundadas de fraude eleitoral em várias ocasiões no comício da Pensilvânia.

 

Por Jornal da República em 04/11/2024
Aguarde..