Tudo pronto para a Semana da Saúde em São Gonçalo

Tudo pronto para a Semana da Saúde em São Gonçalo

A Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, recebe, nesta segunda-feira, as últimas montagens de tendas e colocação dos adesivos para a Semana da Saúde. A ação, com vários serviços de saúde, vai acontecer nestas terça (15), quarta (16) e quinta-feira (17), das 8h às 16h.

O evento é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo e a Secretaria de Estado de Saúde. Não há agendamento, mas terá distribuição de senhas a partir das 7h. No primeiro dia, o encerramento será com a apresentação da Orquestra Municipal; e no dia 17, com a Porto da Pedra, ambas às 16h.

O evento contará com os seguintes serviços: auriculoterapia, aferição de pressão, testes de glicose e rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase, teste de PSA e encaminhamento para urologista, triagem para a realização da mamografia para as mulheres com mais de 50 anos; orientações sobre alimentação saudável, avaliação da composição corporal, avaliação da saúde bucal, exames para detectar o glaucoma e de fundo de olho, vacinação contra o coronavírus para os maiores de 18 anos, doação de sangue, cadastro e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuição de pastilhas de cloro para o tratamento da água.

Mamografia – A mamografia será realizada no mesmo dia no Espaço Rosa ou no Hospital Doutor Luiz Palmier, ambos no Zé Garoto. É necessário ter o pedido médico em guia própria do SUS para o procedimento, xerox de RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência atualizado. Quem tiver o pedido de rede particular, poderá fazer a transcrição na hora. E um médico poderá fazer o pedido na hora, caso julgue necessário para as mulheres com mais de 50 anos.

Para os exames dos olhos também serão necessárias cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência atualizado. Para a doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Castração – A Vigilância Sanitária também fará agendamento de castração de cães e gatos e receberá denúncias de saúde pública de estabelecimentos e comércios da cidade, como falta de higiene, local insalubre e produtos com validade vencida. Para os dois serviços é preciso apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Cada CPF pode cadastrar um animal para a castração. Os animais devem ter mais de seis meses de vida e pesar até 25 quilos. A cirurgia não está disponível para animais braquicefálicos (focinho encurtado).

Durante os três dias de evento, estão previstos cerca de dois mil atendimentos diários à população. Serão oferecidos, por dia, 400 consultas com urologistas e testes de PSA, 90 agendamentos de mamografia, 150 avaliações dermatológicas para hanseníase, 120 exame de glaucoma e fundo de olho, 500 senhas para aferição de pressão arterial, medição de glicose e avaliação corporal e 100 testes de hepatite, sífilis e HIV. As senhas começarão a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas liberadas. (Da prefeitura)

Por Jornal da República em 14/03/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Município faz chamamento para construir 1.016 unidades do Minha Casa, Minha Vida
12 de Novembro de 2023

Município faz chamamento para construir 1.016 unidades do Minha Casa, Minha Vida

Prefeitura do Rio de Janeiro e Amobitec promovem campanha de combate à discriminação e em favor do respeito à diversidade religiosa
03 de Abril de 2024

Prefeitura do Rio de Janeiro e Amobitec promovem campanha de combate à discriminação e em favor do respeito à diversidade religiosa

Estado comemora como título de Copa do Mundo, o que deveria ser normal, uma festa em Copacabana sem domínio de marginais
03 de Janeiro de 2024

Estado comemora como título de Copa do Mundo, o que deveria ser normal, uma festa em Copacabana sem domínio de marginais

ASSISTA: Colisão no Globo da Morte em Bom Jesus deixa 2 graves feridos
25 de Junho de 2023

ASSISTA: Colisão no Globo da Morte em Bom Jesus deixa 2 graves feridos

Aguarde..