Turismo na Baixada Fluminense tem sido destaque em cadernos de agências de viagens e sites especializados no tour e lazer

Turismo na Baixada Fluminense tem sido destaque em cadernos de agências de viagens e sites especializados no tour e lazer

Em uma reunião do Conselho da Região Turística Baixada Verde no ano de 2021,vários destaque estiveram na pauta, "a inserção de pontos turísticos da região no novo mapa turístico brasileiro", e sete representantes que compõe o conselho estiveram presentes.

Para que a Baixada Verde entre para o mapa do turismo brasileiro, que faz parte do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, é preciso que os municípios integrantes cumpram alguns critérios do ministério.

“Nova Iguaçu tem um enorme potencial turístico a ser explorado, como o Parque Natural Municipal, a Vila de Iguaçu, o Pantanal do Km 34 e o entorno da Reserva Biológica de Tinguá. Além de restaurantes e bares com excelente gastronomia e uma rede hoteleira com grande suporte para receber turistas de todas as regiões, e pessoas de fora da cidade e até mesmo do país, como já acontece na Serra do Vulcão.

Turistas dinamarqueses, alemães, franceses e de vários outros países que chegam na cidade de Nova Iguaçu, em férias, ou a passeio, desfrutam da beleza das trilhas, cachoeiras reservas e florestas. 
Nova Iguaçu se coloca na rota turística nacional, e às agências de turismo de várias cidades já oferecem pacotes voltados para a visitação pontos turísticos iguaçuano.

Município de Japeri também ganhou destaque como grande potencial turístico.

O município de Japeri, já é referência para a prática de voo livre, na área de preservação ambiental do Pico da Coragem. Além disso, o Rio Guandu, é utilizado para prática de canoagem, o morro da Pedra Lisa, o campo de golfe e a tradicional estação ferroviária de Japeri”.

Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, Japeri foi um dos cinco destacados por aderir ao programa do Ministério do Turismo (MTur), que tem como objetivo auxiliar a estruturação dos destinos turísticos brasileiros no fomento ao desenvolvimento das cidades.

Queimados ganha cenário no turismo.

A cidade de Queimados, no estado do Rio de Janeiro, é uma cidade com grande história e cultura. Localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, formada em 1815, e desde então tem sido um importante centro de comércio e indústria. A cidade tem um forte setor de serviços, com destaque para o turismo, e muito tem a oferecer aos seus visitantes.

Além de seus parques, e lindos cenários, a cidade também tem grandes pontos de interesse, como o Museu de História Natural, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Teatro Municipal e o Mercado Municipal. Além disso, a cidade de Queimados é também conhecida por seus festivais e eventos culturais. A cidade tem também várias opções de restaurantes, bares e lanchonetes. A cidade de Queimados é um ótimo lugar para quem procura pontos turísticos.

A jovem Mesquita faz história, e o turismo cresce a cada ano.

Mesquita, a 34 km do Rio de Janeiro, é um belo lugar para visitar. Um dos atrativos é a Gleba, um geoparque com 1.100 hectares de exuberante vegetação. É propício para passear com a família. Está situado entre as serras Mendanha e Madureira, além de contar com um vulcão inativo há mais de 70 milhões de anos.

O turismo histórico é bastante acentuado em Mesquita. A antiga sede de uma fazenda hoje é o Centro de Visitantes, também é tida como o primeiro prédio erguido na cidade. A área possui muito sossego, em meio a lagos naturais e espécies de incrível beleza, como jequitibás, cedros e jacarandás. O pau-brasil, que é uma espécie rara, também se encontra na região, bem como a encantadora Gruta da Pedra da Contenda e a Cachoeira Véu da Noiva.

Por Arinos Monge

 

Por Jornal da República em 10/03/2023
Aguarde..