Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Fabiano Horta prefeito de Maricá promove uma política econômico-social de transferência de renda, seu orçamento municipal atende às necessidades da camada mais vulnerável dos habitantes do seu município.
Em 2016 com 33.380 votos, eleito pela primeira vês, foi reeleito em 2020 com 76.285 votos – equivalentes a 88,09% do total de válidos.
Sua gestão eleva como prioridade o programa de Renda Básica da Cidadania (RBC), por ele ampliado e passando a beneficiar mais famílias (hoje, 42,5 mil cidadãos recebem auxílio mensal em Mumbucas, a moeda social da cidade, o Tarifa Zero, que oferece transporte gratuito de ônibus (Os ‘Vermelhinhos’) a toda população. Com o mesmo conceito, criou as bicicletas compartilhadas gratuitas (‘vermelhinhas’). O Passaporte Universitário, que paga cursos superiores em universidades privadas a moradores de baixa renda.
Em 2014, elegeu-se deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual é filiado desde a adolescência. Recebeu na ocasião mais de 37 mil votos. Durante seu mandato, teve como principal bandeira a luta por melhores condições de vida para o povo do Estado do Rio de Janeiro e, em especial, de Maricá.
Ultima Hora - Estamos aqui com o prefeito de Maricá, Fabiano, gostaria de saber como está Maricá?
Eu sei que os investimentos lá estão de vento em popa, tem os resorts, novas construções, vários condomínios sendo executados, eu sei que a Somar lá tá mandando brasa lá nas obras, vários projetos. Queria saber como está Maricá hoje, e o que o PT Rio de Janeiro, como você é uma liderança importante significa hoje para a melhoria do estado do Rio de Janeiro.
Prefeito Fabiano Horta - Acho que Maricá é um grande laboratório que foi se construindo ao longo dos últimos treze anos, a gente e do ponto de vista local reformulou a cidade como um todo, deu a cidade um censo de urbanização, presença de valorização, más acima de tudo, eu acho que a grande marca da cidade é a construção de uma política social muito ampla e extensa, não é?
Estou falando de tarifa zero que roda a cidade, da moeda social que distribui renda enquanto valor importante desse tempo, o acesso do jovem a universidade com os universitários, quase dez mil jovens fazem universidade na cidade de Maricá hoje por um programa municipal de inserção superior.
Então esse conjunto de políticas criou um grande caldo de cultura, de um grande laboratório que formulou políticas importantes que a gente um pouco está irradiando para o estado, levando para que outros municípios possam conhecer essa experiência, provando que a decisão política é o centro da vontade, da transformação do território.
Quando você tem o desejo da transformação toma essa decisão nesse sentido, a gente inclui socialmente às pessoas e transforma a cidade. Então essa é a essência da cidade hoje, apontando para o futuro desafiador, como você bem colocou. Há um ciclo de superação da cadeia do nós estamos apontando a cidade com a dimensão da sua vocação turística, mas também e acima de tudo apostando muito na ciência, tecnologia, na formação dos nossos jovens a partir disso, porque a sociedade do futuro e a sociedade do conhecimento.
Ultima Hora - Sim, se eu fosse um grande empreendedor, o que que você falaria para mim?
Prefeito Fabiano Horta - Acho que Maricá é um lugar eh absolutamente da direção de quem quer investir, de quem quer apostar e no desenvolvimento.
Uma cidade que tem distribuído renda, uma cidade que tem criado sua cadeia econômica e uma cidade que tá construindo uma sociedade muito solidária, muito estratégica e muito justa.
Obrigado Fabiano. Parabéns, sua administração tem sido muito respeitada, o povo do Maricá te apoia muito, meus parabéns.
Prefeito Fabiano Horta:
Nos visitem.
Texto: Arinos Monge.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!