URGENTE: A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner acaba de ser presa por crime de associação ilícita e de fraudes

URGENTE: A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner acaba de ser presa por crime de associação ilícita e de fraudes

Mergulhada em grave crise econômica e social a população está atenta a prisão da vice-presidente Cristina Kirchner. O Ministério Público da Argentina acusa Kirchner de suposta coautoria em crimes de associação ilícita e de fraudes contra o Estado no período em ocupava o cargo máximo de presidente da Argentina entre 2007 e 2015.

Cristina Kirchner, é a atual vice-presidente e senadora da Argentina, e neste momento enfrenta acusações do MP em um julgamento que virou uma 'novela' onde milhões de argentinos acompanham com atenção. Nas acusações, os promotores devem pedir a prisão de Cristina e, ainda, a proibição de que exerça cargos públicos pelo resto de sua vida, segundo informações publicadas pela imprensa argentina. 

Segundo a imprensa local e mídias sociais, a previsão era que acusações da Promotoria fossem informadas nesta segunda-feira, mas como a vice-presidente solicitou outra ação a leitura das acusações sofreu atraso. Ocorre que ela é acusada de fraude contra o Estado e pode pegar uma pena de até 16 anos de prisão

Defesa apela para evitar prisão/Assassinato em 2015

Kirshner é vice-presidente e também presidente do Senado - goza de foro privilegiado e não pode ser presa, a não ser que seja flagrada cometendo um delito. Em fevereiro de 2023, Cristina fará 70 anos e, a partir desse momento, poderá, se for o caso, solicitar o benefício da prisão domiciliar.

A reportagem mostra que as acusações foram baseadas em chats, documentos, depoimentos de testemunhas e até mesmo um testamento. Agora, a Justiça vai considerar se a acusação está finalizada, a chamada etapa de instrução, momento em que o tribunal 'julga e determina se a pessoa indiciada é ou não culpada pelo delito do qual é acusada.

O promotor Alberto Nisman, que em janeiro de 2015 denunciou a então presidente da Argentina, Cristina Kirchner, por encobrir detalhes de um atentado, foi encontrado morto no apartamento onde morava, no centro de Buenos Aires, informaram.

Da Editoria/ Clarín/Imagem:Redes Sociais

Por Jornal da República em 22/08/2022
Aguarde..