Urgente: TRF suspende liminar que barrava indicação de Renan; senadores dão início a CPI da Covid-19

Para essa primeira sessão os membros que compõe a CPI deverão eleger o presidente e vice-presidente e relator da CPI.

Urgente: TRF suspende liminar que barrava indicação de Renan; senadores dão início a CPI da Covid-19

O Senado Federal instaurou nessa terça-feira (27) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que busca apurar possíveis omissões do governo federal no que tange ao enfrentamento da covid-19. Assim como o uso de verbas por parte do governo federal a estados e municípios no combate a pandemia.  

Para essa primeira sessão os membros que compõe a CPI deverão eleger o presidente e vice-presidente da CPI, após isso caberá a eles também eleger um relator para a CPI. O senador Omar Aziz (PSDB-AM), nome mais cotado para assumir a presidência da comissão já confirmou que vai ignorar a decisão da Justiça de Brasília que barrou por meio de uma liminar a indicação de Renan Calheiros (MDB-AL) para a vaga de relator. 

Leia também: CPI da Covid será um bom palanque para campanha de Lula à presidência

Casa Civil elabora lista com 23 falhas do governo federal na pandemia

A CPI da covid, como nomeada a comissão, foi protocolada pelo Senador Randolfe Rodrigues, que faz oposição ao governo federal, inicialmente as investigações teriam como enfoque a atuação do governo federal, mas após pressão do Palácio do Planalto a comissão de senadores irá apurar também as verbas do governo federal destinadas a estados e municípios. 

Randolfe Rodrigues que é cotado para assumir a vice-presidência da CPI afirmou durante início da reunião que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello antes do ex-secretário das Comunicações Fábio Wajngarten, Randolfe explicou que a comissão deverá convocar dois ex-membros do governo federal. 

A CPI foi instalada em função da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma decisão a priori monocrática do ministro Luís Roberto Barroso e confirmada em plenário da corte. 

TRF suspende liminar que barrou indicação de Renan Calheiros: 

Foi suspensa na manhã dessa terça-feira (27) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a decisão em primeira instância da justiça de Brasília que barrou a indicação do senador Renan Calheiros como relator da CPI da Covid-19. O pedido de suspensão tinha sido feito pela Deputada Federal Carla Zambelli (PSL). 

Rodrigo Pacheco que é presidente do Senado já havia declarado que não respeitaria essa decisão visto que essa é uma decisão interna que não compete interferência do poder judiciário. 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Por Jornal da República em 27/04/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

6300 militares da ativa e da reserva em cargos civis no governo
22 de Junho de 2021

6300 militares da ativa e da reserva em cargos civis no governo

O povo em primeiro lugar:
25 de Junho de 2021

O povo em primeiro lugar:

Mais ciência, com Dep. Pedro Augusto
22 de Março de 2021

Mais ciência, com Dep. Pedro Augusto

População reclama de vazamento  de esgoto na Rua Renato Pereira Machado, Niterói
30 de Julho de 2021

População reclama de vazamento de esgoto na Rua Renato Pereira Machado, Niterói

Aguarde..