USA: Inflação e juros causam ruído na economia norte americana

USA: Inflação e juros causam ruído na economia norte americana

A inflação norte-americana em janeiro veio acima do esperado. O PCE (Personal Consumption Expenditure), índice de inflação usado pelo Fed (Federal Reserve), o banco central americano, subiu 0,6% em janeiro. Esse resultado ficou acima dos 0,2% de dezembro e acima dos 0,4% previstos pelo mercado. No acumulado de 12 meses, a inflação subiu 5,4%, acima dos 5,3% de dezembro e dos 4,9% esperados.

O “núcleo” da inflação (“core index”), que exclui os preços mais voláteis dos alimentos e da energia, subiu 0,6% em janeiro, acima dos 0,4% projetados e dos 0,4% revisados do mês anterior. Em 12 meses, o núcleo do índice veio em 4,7%, superior à expectativa e dos dados prévios de 4,6%.

A notícia derrubou os pregões em Wall Street. Na quinta-feira (23/2) às 11:00 horas, os contratos futuros dos principais índices norte-americanos registravam quedas entre 1% e 2%. Espera-se uma sessão volátil, com baixas significativas nos preços das ações. Isso ocorre porque a inflação acima do esperado pode reforçar a hipótese de uma alta mais forte dos juros na próxima reunião do Fed, marcada para os dias 21 e 22 de março.

Da Editoria Última Hora  /forbes-money/Imagem: Redes Sociais

 

 

Por Jornal da República em 25/02/2023
Aguarde..