“Vacina é a esperança. Não façam escolha pela vacina X ou Y”, diz Castro

Segundo o governador, antecipação de segunda dose tem objetivo de conter avanço de variante da Covid

“Vacina é a esperança. Não façam escolha pela vacina X ou Y”, diz Castro

DA REDAÇÃO - Foi com um apelo direto que o governador Cláudio Castro, do Estado do Rio de Janeiro, demonstrou sintonia com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e exortou a população sobre a necessidade de não embarcar na onda dos sommeliers de vacina.

- Vacina é a esperança. Não façam escolha pela vacina X ou Y. Tomem também a segunda dose. A retomada depende disso. Você, que tomou a dose 1, volte para a dose 2 dentro do tempo determinado por cada imunizante e pela prefeitura, pediu o governador.

Nesta terça-feira (13/07), o Governo do Estado decidiu autorizar todos os municípios fluminenses a anteciparem de 12 para oito semanas a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca contra Covid-19 foi tomada em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Segundo Castro, foram levados em consideração aspectos como a quantidade de doses que as cidades já têm em estoque para completar o esquema vacinal da população e a entrada de novas variantes da Covid-19 no estado.

- Essa não é uma decisão monocrática do Estado e sim, pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais. Há uma preocupação com armazenamento pelos municípios para não haver perda de doses. Não há nenhum prejuízo nessa antecipação. Nosso objetivo é que tenhamos pessoas imunizadas mais rápido para evitar a infecção pela Covid-19 entre as duas doses. Por causa das novas variantes, a decisão foi bem pensada e debatida – afirmou o governador Cláudio Castro.

A medida - que visa acelerar ainda mais o esquema vacinal e está prevista na bula da vacina - será publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta terça-feira (13). A deliberação reduz o intervalo de aplicação entre as doses da vacina Astrazeneca, e tem o apoio de um grupo de especialistas que assessoram a secretaria. Os médicos infectologistas Roberto Medronho, Alberto Chebabo e Celso Ramos, além do virologista Amilcar Tanuri e do epidemiologista Danilo Klein, estão entre os pesquisadores que apoiam a ação.

- Não há perda de eficácia quando a aplicação for dentro do período entre 8 e 12 semanas. Nossa preocupação é que as doses estão paradas nos municípios e poderiam ser perdidas. E, além disso, dentro de um cenário, temos a entrada da variante Delta. Os estudos no Reino Unido apontam que, somente com a aplicação da segunda dose, é possível bloquear a possibilidade de transmissão das variantes. Temos a expectativa de que, com a redução do intervalo entre as doses, caia também o número de pessoas que não está voltando para a segunda aplicação. Todas as decisões estão sendo pactuadas com o Conselho de Secretarias Municipais, assim como foi feito no calendário unificado – ressaltou o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe. Para Chieppe, os municípios têm autonomia para já agendar a aplicação da segunda dose.

Importância da segunda dose
O Governo do Estado reforça a importância de que as pessoas voltem aos locais de vacinação para a aplicação da segunda dose. Somente com o esquema vacinal completo, a população estará efetivamente imunizada. Cláudio Castro ressaltou que, quanto mais pessoas estiverem imunizadas, a tendência é que tenhamos menos mortes e menor ocorrência de casos graves da doença. Além disso, é a vacinação em massa que vai permitir o retorno de todas as atividades no estado.

Por incrível que pareça, ainda hoje é necessário explicar o óbvio.

Por Jornal da República em 13/07/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Lula passa por cirurgia no quadril em hospital de Brasília
29 de Setembro de 2023

Lula passa por cirurgia no quadril em hospital de Brasília

Tratamento do burnout não deve ser individualizado, diz especialista
10 de Setembro de 2023

Tratamento do burnout não deve ser individualizado, diz especialista

Doutores da Alegria leva cultura gratuita a hospitais fluminenses
24 de Julho de 2023

Doutores da Alegria leva cultura gratuita a hospitais fluminenses

Contaminação por HIV: uma semana depois, deputado só tem 13 assinaturas para CPI
21 de Outubro de 2024

Contaminação por HIV: uma semana depois, deputado só tem 13 assinaturas para CPI

Aguarde..