Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quinta (20) que vai expulsar o deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) do partido.
Como antecipou o g1, os dois se reuniram na manhã desta quinta para discutir a situação do deputado federal após a repercussão negativa de uma foto em que Yury posa fazendo o “L” ao lado de ministros de Lula
Valdemar publicou uma foto do encontro em uma rede social e escreveu que reafirmou ao parlamentar que ele será expulso “por não comungar dos ideais” da legenda.
A foto do deputado com os ministros de Lula foi feita na última quinta (13) durante um evento promovido pelo governo federal na cidade de Salgueiro (PE).
Após a reunião com Valdemar, Yury falou à GloboNews e ao g1 que a foto "fazendo o L" não foi uma afronta a ninguém. "Foi uma foto normal", disse.
O parlamentar, que está licenciado do mandato, descreveu a conversa com Valdemar como "tranquila". Segundo ele, o presidente do PL afirmou que daria andamento ao processo de expulsão no conselho de ética do partido.
Yury diz que não quer sair do PL – mas não quis comentar a avaliação de Valdemar de que não está alinhado aos ideais do partido.
O deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) durante a CPI das Apostas Esportivas no dia 27 de junho de 2023 — Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados
Conselho de ética do PL analisa
Valdemar já havia pedido ao diretório do PL no Ceará a abertura de um processo de expulsão do deputado da sigla.
O caso ainda será apurado pelo conselho de ética nacional da sigla, pelo fato de se tratar de um deputado federal – mas a palavra final será de Valdemar.
O deputado está licenciado do mandato por “interesse particular” pelo período de 120 dias. A avaliação é de que o afastamento pode ser usado como argumento para se livrar de uma eventual punição, já que o episódio ocorreu durante o período.
Valdemar Costa Neto diz que PL não rachou após a votação da reforma tributária
Alas do PL discordam sobre punição
O caso mobiliza e divide deputados do PL. Uma ala defende a expulsão do deputado. Outra quer que ele seja punido, em vez de expulso – é que, caso expulso, não perderia o mandato e poderia migrar de sigla. Mas há parlamentares que minimizam o episódio, dizendo se tratar de uma brincadeira de mau gosto.
A reportagem procurou o deputado Yury do Paredão, mas ele não se manifestou sobre o episódio. Em seus perfis nas redes sociais, ele postou uma foto na noite de quarta (19) dizendo que estava embarcando para Brasília
Não foi o primeiro episódio polêmico envolvendo o deputado.
Em maio deste ano, Yury posou para uma foto ao lado de Lula e ministros, gerando críticas. Ele também estava entre os parlamentares do PL que votaram a favor do arcabouço e da reforma tributária, em um alinhamento ao governo federal.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!