Vanessa Jaccoud, autora de 'Transgeneridade: um caso de transcendência', cria o Projeto TranquilaMENTE para permitir o acesso de todos à saúde mental.

Psicossomatista certificada internacionalmente tem por objetivo o atendimento humanizado e valores acessíveis, conscientizando sobre respeito, diversidade e inclusão

Vanessa Jaccoud, autora de 'Transgeneridade: um caso de transcendência', cria o Projeto TranquilaMENTE para permitir o acesso de todos à saúde mental.

O Projeto TranquilaMENTE foi criado em 2021 pela psicossomatista e psico-oncologista Vanessa Jaccoud, certificada internacionalmente, com o objetivo de permitir o acesso de todos à saúde mental, com valores acessíveis e uma equipe especializada sob sua supervisão, de forma a  manter sempre a qualidade dos atendimentos psicoterapêuticos oferecidos, de forma humanizada e integrativa. A ideia surgiu durante a pandemia, com a  proposta de trazer esta intervenção e cobertura a tantas pessoas que foram acometidas por situações diversas na saúde mental.

O atendimento pode ser individual ou em grupo, mantendo sempre a individualidade das pessoas, desmistificando a ideia de que cuidar da saúde mental é artigo de luxo, ou apenas para quem sofre de distúrbios mentais. A  saúde mental é direito de todos, é uma questão pública e precisa ser acessível a todos, independente de posição social, econômica ou cultural, cor de pele, credo ou gênero, valorizando, acima de tudo, a equidade, a diversidade,  a ética e o respeito ao próximo.

O Projeto TranquilaMENTE abriu parceria com escolas e universidades, empresas, pois, é importante que o indivíduo entenda que não está sozinho a cada fase de sua vida, seja pessoal, acadêmica ou profissional. Quando encontra apoio, sente-se mais seguro para enfrentar os desafios.

“As exigências e cobranças da vida em geral mostram que o estudante, desde o início de sua vida acadêmica, precisa ter recursos emocionais fortes para lidar com a nova realidade. Nesse projeto, tratamos sobre esses desafios e de que forma podemos reestruturar a vida acadêmica para manter a saúde mental e alcançar os objetivos”, explica Vanessa. “No ambiente corporativo, por sua vez, é importante reforçar que uma das estratégias para fugir do desgaste emocional excessivo é respeitar os próprios limites e as aptidões pessoais.”

Além dos atendimentos, o projeto TranquilaMENTE promove palestras e workshops para divulgar a importância de se falar sobre a saúde mental em escolas, empresas, eventos. Garantir a qualidade de vida e o bem estar de todos é o objetivo deste trabalho. Recentemente, Vanessa Jaccoud foi nomeada pela chapa 'Excelência em Psicossomática' para a diretoria da ABMP-SP para o triênio 2023/2025, por votação e a convite do Presidente, Dr. Artur Zular.

Dra. Vanessa Jaccoud é autora também do livro "Transgeneridade: um caso de transcendência", com o objetivo de conscientizar sobre a importância de se falar sobre o tema, mas também é sobre respeito, equidade, inclusão e afeto. Uma obra que vai ilustrar e emocionar a todos, pelo aconchego com que a autora trata o texto. No link de compra do livro, a cartilha 'Vamos Falar Sobre Transgeneridade?' pode ser baixada gratuitamente.

LINK: https://www.cartolaeditora.com.br/catalogo/transgeneridade/ 

Sobre o livro "Transgeneridade: um caso de transcendência"

A psicossomatista Vanessa Jaccoud lança o livro "Transgeneridade: um caso de transcendência", em formato impresso e e-book, onde descreve sua experiência com olhar clínico e etéreo sobre a alma humana e suas múltiplas facetas. O livro traduz a necessidade de conscientização e de se falar sobre a transgeneridade, sobre respeito, empatia, acolhimento. Sobre diversidade, equidade e inclusão. Sobre a visibilidade trans. O objetivo é sensibilizar a sociedade para um maior conhecimento em relação às identidades de gênero, a fim de combater os estigmas em torno da transexualidade e da travestilidade, que alimentam violências contra essa população.

As diversas formas de discriminação enfrentadas pela população trans acarretam várias dificuldades consequentes da exclusão e do preconceito, como, por exemplo, menores oportunidades no mercado de trabalho, na educação, no atendimento na saúde e até mesmo a dificuldade de utilizar um banheiro adequado ao seu gênero.

Segundo a psicossomatista e psicóloga clínica, Dra. Vanessa Jaccoud,  "a transgeneridade ainda é muito incompreendida por aqueles que se pautam em rótulos sociais e não levam em consideração a individualidade do ser humano. É preciso enxergar como o outro se apresenta para o mundo, de forma a acolhê-lo da maneira mais respeitosa possível dentro das suas singularidades.”

Sobre a Drª Vanessa Jaccoud

Psico-Oncologista pela FCMMG- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;

Membro Titulada pela SBPO - Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia;

Especialista em Psicossomática pela FCMSCSP-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;

Diretora da ABMP-SP- Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;

Psicóloga Clínica;

Membro certificada da WPATH- World Professional Association for Transgender Health;

Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros por Harvard Medical School;

Certificação em Traumas Complexos por Harvard Medical School;

Certificação em Primeiros Socorros Psicológicos pela Johns Hopkins University;

Atualização em Neuropsiquiatria pelo Albert Einstein-Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;

Certificação em Dor Crônica por University of Minnesota;

Certificação em Mind Body Medicine por Harvard Medical School;

Atualização em Psiquiatria 2022 pela Harvard Medical School;

Formação em Aperfeiçoamento da Memória pela Harvard Medical School;

Introdução à Neurologia Clínica pela University of California-San Francisco; Atualização em Psiquiatria por MCLean Hospital-Aprovado pela American Psychological Association.

Atua também nas áreas de Psiconeuroendocrinoimunologia e Psicofarmacogenética.

Autora da cartilha “Vamos falar sobre transgeneridade?”

Palestrante de temas diversos em saúde mental, autora do livro Transgeneridade: Um caso de transcendência e Idealizadora do projeto TRANquilaMENTE

Instagram: @dravanessajaccoud

 

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

 

 

 

Por Jornal da República em 26/01/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Gisele Pavin, apresenta lançamento da Nature's Heart, no Rio Health Nutration
20 de Novembro de 2023

Gisele Pavin, apresenta lançamento da Nature's Heart, no Rio Health Nutration

Cruz Vermelha Brasileira de Nova Iguaçu dará inicio neste domingo 19 a 1° Corrida e Caminhada Humanitária na Via Light
16 de Março de 2023

Cruz Vermelha Brasileira de Nova Iguaçu dará inicio neste domingo 19 a 1° Corrida e Caminhada Humanitária na Via Light

Tensão no Souza Aguiar. Traficantes do Comando Vermelho ameaçam invadir hospital para resgatar o chefão “Allyson Bomba”
06 de Janeiro de 2025

Tensão no Souza Aguiar. Traficantes do Comando Vermelho ameaçam invadir hospital para resgatar o chefão “Allyson Bomba”

Cirurgia revela que prótese mamária de Analice Nicolau escondia um cisto
25 de Janeiro de 2024

Cirurgia revela que prótese mamária de Analice Nicolau escondia um cisto

Aguarde..