Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Projeto TranquilaMENTE foi criado em 2021 pela psicossomatista e psico-oncologista Vanessa Jaccoud, certificada internacionalmente, com o objetivo de permitir o acesso de todos à saúde mental, com valores acessíveis e uma equipe especializada sob sua supervisão, de forma a manter sempre a qualidade dos atendimentos psicoterapêuticos oferecidos, de forma humanizada e integrativa. A ideia surgiu durante a pandemia, com a proposta de trazer esta intervenção e cobertura a tantas pessoas que foram acometidas por situações diversas na saúde mental.
O atendimento pode ser individual ou em grupo, mantendo sempre a individualidade das pessoas, desmistificando a ideia de que cuidar da saúde mental é artigo de luxo, ou apenas para quem sofre de distúrbios mentais. A saúde mental é direito de todos, é uma questão pública e precisa ser acessível a todos, independente de posição social, econômica ou cultural, cor de pele, credo ou gênero, valorizando, acima de tudo, a equidade, a diversidade, a ética e o respeito ao próximo.
O Projeto TranquilaMENTE abriu parceria com escolas e universidades, empresas, pois, é importante que o indivíduo entenda que não está sozinho a cada fase de sua vida, seja pessoal, acadêmica ou profissional. Quando encontra apoio, sente-se mais seguro para enfrentar os desafios.
“As exigências e cobranças da vida em geral mostram que o estudante, desde o início de sua vida acadêmica, precisa ter recursos emocionais fortes para lidar com a nova realidade. Nesse projeto, tratamos sobre esses desafios e de que forma podemos reestruturar a vida acadêmica para manter a saúde mental e alcançar os objetivos”, explica Vanessa. “No ambiente corporativo, por sua vez, é importante reforçar que uma das estratégias para fugir do desgaste emocional excessivo é respeitar os próprios limites e as aptidões pessoais.”
Além dos atendimentos, o projeto TranquilaMENTE promove palestras e workshops para divulgar a importância de se falar sobre a saúde mental em escolas, empresas, eventos. Garantir a qualidade de vida e o bem estar de todos é o objetivo deste trabalho. Recentemente, Vanessa Jaccoud foi nomeada pela chapa 'Excelência em Psicossomática' para a diretoria da ABMP-SP para o triênio 2023/2025, por votação e a convite do Presidente, Dr. Artur Zular.
Dra. Vanessa Jaccoud é autora também do livro "Transgeneridade: um caso de transcendência", com o objetivo de conscientizar sobre a importância de se falar sobre o tema, mas também é sobre respeito, equidade, inclusão e afeto. Uma obra que vai ilustrar e emocionar a todos, pelo aconchego com que a autora trata o texto. No link de compra do livro, a cartilha 'Vamos Falar Sobre Transgeneridade?' pode ser baixada gratuitamente.
LINK: https://www.cartolaeditora.com.br/catalogo/transgeneridade/
Sobre o livro "Transgeneridade: um caso de transcendência"
A psicossomatista Vanessa Jaccoud lança o livro "Transgeneridade: um caso de transcendência", em formato impresso e e-book, onde descreve sua experiência com olhar clínico e etéreo sobre a alma humana e suas múltiplas facetas. O livro traduz a necessidade de conscientização e de se falar sobre a transgeneridade, sobre respeito, empatia, acolhimento. Sobre diversidade, equidade e inclusão. Sobre a visibilidade trans. O objetivo é sensibilizar a sociedade para um maior conhecimento em relação às identidades de gênero, a fim de combater os estigmas em torno da transexualidade e da travestilidade, que alimentam violências contra essa população.
As diversas formas de discriminação enfrentadas pela população trans acarretam várias dificuldades consequentes da exclusão e do preconceito, como, por exemplo, menores oportunidades no mercado de trabalho, na educação, no atendimento na saúde e até mesmo a dificuldade de utilizar um banheiro adequado ao seu gênero.
Segundo a psicossomatista e psicóloga clínica, Dra. Vanessa Jaccoud, "a transgeneridade ainda é muito incompreendida por aqueles que se pautam em rótulos sociais e não levam em consideração a individualidade do ser humano. É preciso enxergar como o outro se apresenta para o mundo, de forma a acolhê-lo da maneira mais respeitosa possível dentro das suas singularidades.”
Sobre a Drª Vanessa Jaccoud
Psico-Oncologista pela FCMMG- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
Membro Titulada pela SBPO - Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia;
Especialista em Psicossomática pela FCMSCSP-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Diretora da ABMP-SP- Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
Psicóloga Clínica;
Membro certificada da WPATH- World Professional Association for Transgender Health;
Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros por Harvard Medical School;
Certificação em Traumas Complexos por Harvard Medical School;
Certificação em Primeiros Socorros Psicológicos pela Johns Hopkins University;
Atualização em Neuropsiquiatria pelo Albert Einstein-Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;
Certificação em Dor Crônica por University of Minnesota;
Certificação em Mind Body Medicine por Harvard Medical School;
Atualização em Psiquiatria 2022 pela Harvard Medical School;
Formação em Aperfeiçoamento da Memória pela Harvard Medical School;
Introdução à Neurologia Clínica pela University of California-San Francisco; Atualização em Psiquiatria por MCLean Hospital-Aprovado pela American Psychological Association.
Atua também nas áreas de Psiconeuroendocrinoimunologia e Psicofarmacogenética.
Autora da cartilha “Vamos falar sobre transgeneridade?”
Palestrante de temas diversos em saúde mental, autora do livro Transgeneridade: Um caso de transcendência e Idealizadora do projeto TRANquilaMENTE
Instagram: @dravanessajaccoud
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!