Variante Delta avança no Rio de Janeiro

Em anúncio feito pelas redes sociais, secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que variante já é responsável por 56,6% dos casos da doença no município

Variante Delta avança no Rio de Janeiro

DA REDAÇÃO - A vigilância genômica do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19, na cidade do Rio de Janeiro aponta que a variante Delta (B.1 617.2), surgida na Índia, já é responsável por 56,6% dos casos da doença no município. 

O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em sua conta no Twitter.

“Recebemos novos resultados de sequenciamento genômico do Laboratórios LNCC e UFRJ/LVM, que se somam aos demais resultados, demonstrando que a variante delta foi identificada em 56,6% das amostras colhidas no último mês. Evite se expor desnecessariamente, e use máscara”, tuitou Soranz.

Na sexta-feira (13), a prefeitura já havia anunciado que a cidade é o epicentro da variante Delta no Brasil. A análise genômica, que identifica as variantes do novo coronavírus, é feita por amostragem.

Apesar do apelo do secretário para que as pessoas evitem aglomerações e exposições desnecessárias, já que a variante Delta é mais transmissível que as outras, no fim de semana a Secretaria de Ordem Pública interditou duas festas clandestinas, uma com 2 mil pessoas e outra com 600.

Vacinação
Nesta semana, a prefeitura do Rio de Janeiro pretende concluir a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 na população adulta do município. Após o atraso na entrega de doses na semana passada, que fez com que a imunização inicial fosse suspensa por dois dias, hoje (16) receberão a primeira dose as pessoas de 22 anos.

Seguindo a lógica de imunizar uma idade por dia, a previsão é de que na sexta-feira (20) seja a vez das pessoas com 18 anos. Mulheres devem comparecer aos postos pela manhã e os homens na parte da tarde.

A repescagem será feita todos os dias para pessoas com 30 anos ou mais, pessoas com deficiência e gestantes, puérperas e lactantes com 18 anos ou mais. A prefeitura orienta que quem estiver fora do dia previsto no calendário por idade, se vacine na parte da tarde.

O Ministério da Saúde informou que fará uma “compensação gradual dos quantitativos de vacinas enviados de modo complementar”, para que todos os estados finalizem a imunização “sem que haja benefícios ou prejuízos a suas respectivas populações”.

Segundo a pasta, na semana passada foram entregues 576,1 mil doses ao estado do Rio de Janeiro e no fim de semana mais 308,8 mil. “Desde o começo da campanha contra a covid-19, foram entregues 17,3 milhões de doses ao estado do Rio de Janeiro”, informou o ministério.

A cidade abriu hoje um novo posto de vacinação, no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal, localizado na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, para reforçar a estrutura da saúde nesse momento com grande público por idades, na faixa dos 22 aos 18 anos. (Da Agência Brasil)

 

Por Jornal da República em 16/08/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Margem de reajuste anual dos medicamentos será divulgada nesta segunda
31 de Março de 2025

Margem de reajuste anual dos medicamentos será divulgada nesta segunda

Prevent induziu competição de médicos para 'bombar' kit covid, diz dossiê
25 de Setembro de 2021

Prevent induziu competição de médicos para 'bombar' kit covid, diz dossiê

Novo Centro de Trauma do Hospital Roberto Chabo reduz em até três horas o tempo de atendimento na Região Litorânea
28 de Agosto de 2024

Novo Centro de Trauma do Hospital Roberto Chabo reduz em até três horas o tempo de atendimento na Região Litorânea

Reunindo grandes nomes da gastronomia brasileira,  Abrachefs 2024 chega à Copacabana
21 de Novembro de 2024

Reunindo grandes nomes da gastronomia brasileira, Abrachefs 2024 chega à Copacabana

Aguarde..