Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Segundo maior colégio eleitoral do país, o estado do Rio de Janeiro terá quase 13 milhões eleitores cadastrados para decidir o pleito em suas 92 cidades, nas quais mais de 25 mil candidatos devem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Mais de um terço desses eleitores está na capital fluminense, que tem quase 5 milhões de votantes. Ao redor da cidade do Rio de Janeiro, concentra-se outra parte expressiva do eleitorado do estado, em cidades como São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, que devem ter quase 700 mil eleitores cada uma.
A expectativa fica por conta do racha da base eleitoral de Bolsonaro e do Governador Cláudio Castro e de aguardar o time que o que Castro, vai escalar para jogar no 2° tempo de seu governo sem Bolsonaro, visando as eleições municipais que já começou, depois do pré-lançamento do nome do filho do ex-presidente Flávio Bolsonaro (PL), como possível candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo partido do Governador, sendo que este já havia apontado um possível apoio para o Dr. Luizinho (PP) atual Secretário de Saúde, sinalizando assim que possivelmente pode futuramente deixar o PL, sendo muito querido pelo União Brasil que também procura um nome para disputa.
Rodrigo Bacellar atual Presidente da ALERJ também parece flertar com o União Brasil, inclusive indicando
Rafael Thompson seu homem de confiança para Executiva Estadual do União Brasil.
Porém dirigentes do União insistem que o Partido lançará candidato a prefeito no Rio de Janeiro também, assim como o PRB que além do sempre candidato ex-prefeito e Deputado Marcelo Crivella, aponta novas lideranças como o Deputado Federal Luis Carlos Gomes que vem se destacando em Brasília.
Já o PT que tem nomes tradicionais como Benedita da Silva e Edson Santos, se fortalece filiando outro eterno candidato o ex-deputado Marcelo Freixo, porém este informou no ato de sua filiação que o nome de Eduardo Paes (PSD) é unânime para 2024 no Rio,
Por outro lado o PMN se anima e estuda uma Pré-candidatura de outro querido pelo governador o Deputado Estadual Fred Pacheco.
MDB entra no jogo com o polêmico Deputado Federal Otoni de Paula.
A Deputada Martha Rocha (PDT) deve encabeçar outra chapa, assim como o Deputado Federal Tarcísio Motta deve ser o candidato PSOL no 2º maior colégio eleitoral do Brasil.
Até os candidatos a Vice já são cogitados, Paes pode vir a ter na Vice face a aliança atual com o Lula seu antigo vice Adilson Pires, se o PT, não sair com candidatura própria e algumas colunas têm exposto o nome de Thalita Galhardo (Ex-Subprefeita de Jacarepaguá), que dizem que sonhava ser vice de Paes, e agora após deixar o governo municipal pode mudar de lado, e segundo informações da imprensa, parece que retomou os antigos laços com a família Bolsonaro, que segundo Leo dias do portal UOL já teve até um “romance com Carlos Bolsonaro, segundo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro" e pode ser a candidata a vice-prefeita da família.
Mas o Deputado Estadual Alan Lopes (PL) ‘estás costeando o alambrado’ e em um possível cenário de naufragar a candidatura de Flávio Bolsonaro, se coloca à disposição do Partido Liberal.
Em outras cidades importantes a disputa começa a esquentar também.
Região Leste
Niterói o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) se prepara para enfrentar chumbo grosso do Bolsonarista com o Deputado Federal Jordy (PL), por fora o PSOL tradicionalmente também deve lançar candidato.
Em Maricá o consagrado ex-prefeito e Deputado Federal Washington Quaquá (PT) é o candidato de Lula, mas o Bolsonarista, Marcelo Delaroli (PL) Prefeito de Itaborai, promete dar trabalho a ele com Vereador Netuno (PRB) e Filippe Poubel (PL) e até seu irmão Deputado Delaroli (PL), já foram cogitados para enfrentar Quaquá. Corre por fora prefeito, Leonardo Mota e Hélcio Angelo, ambos ainda no PSD e PP.
Por outro lado em Itaboraí a aliança do prefeito com o PT que elegeu o vice Lourival Casula na última eleição parece ter acabado e o PT lança a Deputada Estadual Rosângela Zeidan contra reeleição Marcelo Delaroli (PL).
Em São Gonçalo deve se repetir a disputa direta do PT e PL, pois após perder por menos de 4000 votos em 2018, o hoje Deputado Federal Dimas Gadelha (PT) promete com apoio de Lula, desbancar Capitão Nelson (PL) atual prefeito e candidato de Bolsonaro no 2º maior colégio eleitoral do Estado do Rio.
Baixada Fluminense
Em Belford Roxo a disputa entra o candidato apoiado por Deputado Canella (União Brasil) e o outro candidato do prefeito de Belford Roxo - Waguinho (marido da Ministra Daniela Carneiro), recém-filiado ao PRB, parece que ganhou uma trégua e com a paz, os dois podem se unir para escolher o nome.
Em Queimados o atual Prefeito Glauco Kaizer, do Solidariedade, deve enfrentar o Deputado Federal Max Lemos que lança Rogério Brandi (Ex-Secretário de Infraestrutura e obras do RJ), e Presidente do PDT Municipal.
Em Nova Iguaçu, 4º maior colégio eleitoral do Estado do Rio, surge o nome de Vereador Dudu Reina (PDT) presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, o Deputado Estadual Anderson de Moraes (PL), já o presidente Lula deve pedir voto novamente para o ex-prefeito e Deputado Federal Lindbergh Farias (PT), o Deputado Federal Juninho do Pneu pode ser o candidato do União.
Em Duque de Caxias, a família Reis (MDB) estuda lançar o presidente da câmara, mas corre por fora o Deputado Federal Aureo (Solidariedade), mas a Deputada Martha Rocha lançou na Câmara Municipal o Deputado Federal Marcos Tavares, o Deputado Estadual Marcelo Dino (União) também é promessa para a disputa de prefeito do 3º maior colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro e 17º maior colégio eleitoral do país.
Em São João de Meriti teremos uma das maiores dispustas no estado, o candidato do prefeito Dr. João deve ser o Deputado Estadual Valdecy da Saúde (PSC), mas o governador avalia também a pré-candidatura do Deputado Estadual Léo Vieira (PL), enquanto os bolsonaristas defendem o nome do ex-deputado Estadual Charlles Batista, e o PT defende o nome do ex-vereador Paulinho do Sindicato.
Região dos Lagos
Cabo Frio cidade com maior colégio eleitoral da Região, esquenta os tamborins, pois o histórico Prefeito José Bonifácio (PDT) parece estar pendurando as chuteiras, face a idade, e Marquinhos Mendes pode ser o candidato do Governo e busca apoio do União Brasil e Rafael Peçanha do PT também tem grande chance de ser o candidato do governo, na disputa entra Secretário de Ciência e Tecnologia de Castro e Deputado Estadual licenciado Doutor Serginho (PL) dispara nas pesquisas locais, mas Janio e a Vice-prefeita Magdala Furtado (PL) também tem prenteções.
Em Araruama a Daniela de Lívia é a candidata do Clã Chiquinho. A oposição está dividida com 5 candidaturas: Rone Rossi (Universal), André Mônica (Ligado a Paulo Mello), Anderson Moura (Ligado a Peres e Manuela de Saquarema), Penha Bernardes (Ligada a Waguinho e Daniela) e o médico Doutor Marcelo Amaral.
Na Cidade Iguaba Grande o atual prefeito Vantuil não decidiu quem apoiar, mas um candidato apoiado por ele tem grandes chances, Margô é a candidata da oposição.
Em São Pedro da Aldeia o prefeito Fabio do Pastel é candidato à reeleição Chumbinho quer voltar para disputar a eleição.
Já em Rio das Ostras a disputa está indefenida e o Presidente da Câmara Maurício BM (PV) deve ser o candidato a sucessão do prefeito.
Em Saquarema o governo não definiu candidato, na oposição temos Paulo Melo e Rômulo Gomes.
Região Serrana
Em Petrópolis, cidade da Região Serrana, em que Castro lançou a pré-candidatura do secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal (PSD). Também estão na disputa pela vaga o secretário estadual de Governo e ex-prefeito, Bernardo Rossi (SDD), e o ex-prefeito interino e vereador Hingo Hammes (União)
Porém Flávio Bolsonaro esteve recentemente com o vereador Octavio Sampaio (União). O parlamentar tem o apoio da família para assumir a pré-candidatura a prefeito.
Castro ainda planeja a pré-candidatura na vizinha Teresópolis, o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcellos (União) é cotado. O vereador afirma que, na cidade, não deverá haver embate com os bolsonaristas, já que o prefeito Vinicius Claussen que deve buscar reeleição é neutro.
Costa Verde
Angra dos Reis a disputa deve ter o atual vice-prefeito Dr. Christiano Alvernaz (Republicanos ) apoiado por Bolsonaro, Cláudio de Lima Sírio, conhecido como Ferreti (atual secretário de governo e candidato do prefeito), Zé Augusto (PP), Marcus Veníssius (Podemos) e como candidato o ex-prefeito e ex-ministro de Lula Luis Sérgio (PT).
Itaguaí o ex-Deputado Federal e ex-Secretário de Educação do governador Castro, Alexandre Valle (PL), vem forte, o prefeito Rubão ainda não escolheu seu candidato, Donizete e o Vereador Gil, Presidente da câmara tem pretensões.
Mendes, Jorge Henrique atual prefeito vem a reeleição (Solidariedade), provavelmente contra o Vereador Fernandinho atual Presidente da câmara (despachante), que está filiando no União Brasil.
Rio Claro o nomes cotados são: Didacio (sem partido), o Vereador Latino (UNIÃO), Dr. Daniel (MDB) segundo colocado na eleição passada e Babton (Republicanos) e atual vice-prefeito. Candidato do prefeito.
Valença tem dois nomes fortes Rômulo e Saulo irmão do consagrado Deputado Andre Correia.
Em Barra Mansa, Bruno Marini vem de oposição aos candidatos de Rodrigo Drabling e Neto vem de novo em Volta Redonda.
Norte e Noroeste
Na maior cidade do interior Campos do Goytacazes a família Garotinho busca reeleição de Wladimir Garotinho (UNIÃO) contra o Deputado Federal Caio Vianna (PSD) e o Deputado Estadual Thiago Rangel (PODEMOS).
No Muinicípio de Bom Jesus de Itabapoana o atual prefeito Paulo Sergio Cyrillo (PL), pode competir com a ex-prefeita Branca Mota, Leo e Xandão.
Itaocara o ex-prefeito Manoel Faria deve ir a luta com o prefeito Geyves Maia e Dr. Fabio de Souza.
Miracema o prefeito Clovinho (Solidariedade) deve apoiar o Presidente da Câmara Fabricio Xavier, que disputara com Alessandra Freire (UNIÃO) e o ex-prefeito do município Juedyr Orsay.
Italva tem Léo Pelanca (PSC) atual prefeito, disputando possivelmente com Dra. Elizabeth e o ex-vereador Gerlindo Motoquinha.
Em Cambuci Marquinho da Padaria, atual prefeito deve buscar a reeleição disputando com Jardel Almeida do PT, Celso PM e Mazinho de São João do Paraiso.
Na cidade de São José de Ubá o atual prefeito Gean e o ex prefeito Marcionilio, devem disputar com o vice Rodrigo Carneiro (MDB) correndo por fora.
Natividade podemos ter a disputa dos ex-prefeitos Chico da Saúde, Taninho e Murilo e Eliezer do Sindicato (PT).
Finalizamos com a maior cidade do Noroeste Fluminense Itaperuna cujo o atual prefeito Alfredão (PSD) deve enfrentar Kadu (União Brasil), Dr. Bruno, Keila do Toldo (PODEMOS) e pelo PT tem o radialista Adilson Ribeiro e Nelma Lemos, o vice-prefeito Nel também se coloca a disposição.
Obs. As informações desta matéria podem sofrer mudanças e serão, constantemente atualizadas, e o sigilo das fontes são assegurados por Lei,caso queira opinar, sugerir nomes e modificações, entrar em contato por ralphlichotti@hotmail.com
Foto: Reprodução / Contribuição: Fabio Freitas, Fernando Annibolete, Silvio Helt
Por Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Diretor do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ
Leia ainda: Entrevista com Senador Carlos Portinho - Carreira política e história de vida
Entrevista com Fábio Queiróz, Presidente da Associação de Supermercados Estado do Rio de Janeiro
Entrevista com José Bonifácio prefeito de Cabo Frio
Entrevista com o prefeito de Campos Wladimir Garotinho
Entrevista com o Promotor JOSE MARINHO PAULO JUNIOR (Especialista em Fundações)
Entrevista exclusiva com Sérgio Duarte - Presidente da Rio Indústria
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!