Veja quem são os dez deputados mais influentes da Alerj em 2023

Veja quem são os dez deputados mais influentes da Alerj em 2023

Como qualquer Casa Legislativa, os deputados de um Parlamento vão, aos poucos, se posicionando e impondo suas influências nas decisões do dia a dia, seja para aprovar projetos ou opinar politicamente junto a decisões da Mesa Diretora. Como não poderia ser diferente, esse cenário também se reproduz dentro da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Hoje a Casa tem perfil conservador, expressando até mesmo o radicalismo bolsonaristas, principalmente nas discussões ideológicas e nas pautas de costume. Por isso, o trabalho para equilibrar as forças parlamentares se torna maior. Mas sempre há aqueles, à direita ou à esquerda, que se destacam. Conheça agora os dez parlamentares mais influentes da Alerj:

Rodrigo Bacellar (PL) – Presidente da Alerj

Eleito presidente mesmo diante de um racha da base governista, Bacellar, que está saindo do PL para dirigir o União Brasil, tem se mostrado habilidoso frente aos embates entre direita e esquerda no plenário, além de não poupar críticas ao governo quando o assunto é segurança pública. Aliás, tem dito um papel preponderante na articulação para tratar do tema. Fora isso, conseguiu dar voz à oposição em comissões que habitualmente já eram dela.

Rodrigo Amorim (PTB) – Presidente da Comissão de Constituição e Justiça

Bolsonarista raiz, Amorim gerou apreensão quando foi indicado para o comando da CCJ, principal comissão do Parlamento. Porém, sem as excentricidades que às vezes apresenta em plenário, mostrou que, com um trabalho técnico e isento, é possível receber apoio da esquerda para conduzir o trabalho sem problemas. Sua influência é tão grande que foi convidado por Bacellar para disputar a prefeitura do Rio pelo União Brasil.

Dr. Serginho (PL) – Líder do Governo

Criticado durante as discussões da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) no primeiro semestre – quando seus pares diziam que já estava com a cabeça na eleição de Cabo Frio, onde disputará a prefeitura em 2024 -, o líder do governo superou as dificuldades e mostrou habilidade na condução dos trabalhos, conseguindo apoio para aprovar a desoneração dos fundos estaduais, as mensagens de fim de ano do governo e o orçamento de 2024.

 André Corrêa (PP) – Presidente da Comissão de Orçamento

Outro a dar a volta por cima. Preso em 2018 na Operação Furna da Onça, reassumiu o mandato em 2020, mas sem o protagonismo do passado. Em 2023 veio a virada de chave. À frente do Orçamento, mostrou destreza e conhecimento de causa, ora criticando, ora elogiando seus pares, na hora de negociar emendas. Conseguiu a proeza de, pela primeira vez, elaborar um parecer para Lei Orçamentária Anual (LOA) em cima de valores reais. Conclusão: a Casa aprovou o orçamento com um déficit de R$ 8,5 bilhões.  

Márcio Canella (União Brasil)

Mesmo sem ser líder partidário ou presidente de comissão, Canella é aquilo que se pode chamar de político de bastidor. Talvez por esse motivo seja um dos mais influentes da Casa. Chegou, inclusive, a ter seu nome cogitado para disputar a presidência da Alerj. Apesar de quase nunca usar o plenário para discursar, está sempre ao lado de Bacellar, como uma espécie de totem. Tem voz ativa junto às polícias Civil e Militar e grande influência nas questões de segurança pública do governo. É pré-candidato à prefeitura de Belford Roxo.

Alan Lopes (PL) – Presidente da Comissão de Educação

Mesmo em seu primeiro mandato e sendo da base, Lopes fez barulho à frente da comissão. Organizando vistorias, fiscalizando unidades escolares, acionando judicialmente e convocando agentes do governo, levantou irregularidades que alertaram o Palácio Guanabara. Fora isso, criou a Comissão de Combate à Desordem Urbana que, apesar do viés político e do barulho feito com Rodrigo Amorim e Filippe Poubel (PL), recebeu apoio do governador Cláudio Castro para criar o Estatuto das Blitzes.

Léo Vieira (PL)

Outro político que circula com desenvoltura na Casa sem estar à frente dos holofotes. Seu trabalho, assim como o de Canella, é nos bastidores. Mostrou sua força quando negociou a secretaria estadual de Trabalho – cujos cargos dividiu com Thiago Rangel e Arthur Monteiro, que assumiu a pasta – e ganhou a queda de braço com Valdecy da Saúde para ser o candidato do PL em São João de Meriti. A conta foi cobrada diretamente junto a Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido, e do deputado federal Altineu Côrtes, presidente do diretório estadual.

Luiz Paulo (PSD) – Líder do PSD

Um dos decanos do Parlamento fluminense, sua voz soa como bálsamo em questões orçamentárias e regimentais. Com a experiência de quem já foi secretário municipal, secretário estadual e vice-governador, é frequentemente consultado pela base governista e pela Mesa Diretora para também opinar sobre assuntos tributários. Apesar do jeito turrão, consegue ser quase que uma unanimidade dentro da Alerj.  

Martha Rocha (PDT) – Líder do PDT e Presidente da Comissão de Servidores Públicos

Em seu terceiro mandato, a deputada também tem mostrado sua influência na Casa quando o assunto é segurança pública. Primeira mulher a assumir a chefia de Polícia Civil, durante o governo Sérgio Cabral, a deputada tem conseguido ser voz ativa na sua área. Teve papel importante na elaboração da Lei Orgânica da Polícia Civil e tem bom trânsito com a bancada da bala. Na última sessão do ano, anunciou, para surpresa de muitos, que será pré-candidata na disputa pela prefeitura do Rio.

Carlos Minc – Líder do PSB e Presidente da Comissão do Cumpra-se

O mais antigo deputado da Alerj – está em seu décimo mandato -, Minc pauta seu trabalho em ações para a qualidade de vida. É o campeão de leis aprovadas na Casa, totalizando 250. Ex-ministro e ex-secretário estadual de Meio Ambiente, sua experiência tem peso nos debates da CCJ onde, apesar de suplente, atua como um membro efetivo. Graças a ele, em articulação com Bacellar, que a Comissão do Cumpra-se – criada para vistoriar o cumprimento das leis – foi reativada no Parlamento.

Com informações Agenda do Poder

Leia Ainda:

Deputados Estaduais e Federais eleitos são diplomados no Rio de Janeiro

 

Por Jornal da República em 30/12/2023
Aguarde..