Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Convidado pelo presidente do MDB, Baleia Rossi e o Governador do Pará, Helder Barbalho o Vice-governador Thiago Pampolha decidiu trocar o União Brasil pelo MDB.
A decisão foi acertada, pois Thiago Pampolha sabe que precisa se descolar de Bolsonaro, para colocar em prática sua pauta ambiental, o MDB também dá sustentação ao governo do presidente Lula, deixando em aberto a possibilidade de uma eventual aproximação eleitoral em 2026, quando Pampolha deve disputar o governo do estado sentado na cadeira, com a provável renúncia de Castro para disputar uma vaga ao Senado.
O vice-governador sabe que no União Brasil, onde é apenas o terceiro vice-presidente, não terá espaço para disputar, pois o mesmo é comandado pelo Deputado Rodrigo Bacellar e o deputado Márcio Canella, desde a saída de Waguinho que assumiu o Republicanos no Rio.
Assim sendo não resta espaço para o vice-governador no União, ainda mais com a criação de uma Federação do PP, Republicanos e União que contará com cerca de 150 deputados e 17 senadores.
Leia Ainda: Federação Progressistas / Republicanos / União Brasil 'está praticamente certa', diz Bruno Reis
Quadro diferente do MDB comandado pelo ex-prefeito de Duque de Caxias, parceiro político há longos anos, inclusive Washington Reis, foi um dos responsáveis pela indicação de Pampolha a Vice Governador nas últimas eleições na sua própria substituição por problemas eleitorais.
Em Dubai, nos Emirados Árabes, durante a COP 23, o Vice Pampolha e o Governador Barbalho (MDB) participaram ativamente e a afinidade de posições resultou na aproximação política dos dois, a sigla de Barbalho é da base do governo do estado Rio e ocupa diversos cargos de 1º escalão, o que contribui para reafirmar a total lealdade a Cláudio Castro.
Com a presença do Presidente Nacional do MDB Deputado Baleia Rossi, do Governador do Pará Helder Barbalho, da Família Reis e Picciane e do Pré-candidato a prefeito do Rio e presidente municipal, o Deputado Federal Otoni de Paula, a festa de filiação deve ocorrer em breve, mas Pampolha faz questão da presença de Castro no ato, numa demonstração pública de que a troca partidária mantém incólume a lealdade ao governador.
A troca, em um momento que o governo de Cláudio Castro vem passando por uma crise, irrita cúpula do União Brasil
Para Bacellar, o vice-governador precisa ficar atento aos “desafios do presente”. “Ele é um bom menino e precisa ficar atento ao seu entorno. Quem deseja olhar muito para o futuro acaba esquecendo de cuidar do presente. E são muitos os desafios a serem enfrentados no presente. Precisamos estar unidos”
Sobre o argumento de Pampolha, que se queixou da falta de diálogo, Bacellar comentou: “Em momento algum o vice-governador me procurou para discutir sobre estratégias políticas para 2024. Minha gestão na presidência da Alerj demonstra que sou aberto ao diálogo com todas as correntes políticas e conseguimos grandes avanços graças a isso. Eu também não abro mão da lealdade e do respeito ao meu grupo político”, afirmou.
Já o vice-presidente do União Brasil no Rio, o deputado estadual Márcio Canella respondeu de forma bem mais dura, nas redes sociais, à notícia da filiação do vice-governador ao MDB, conforme noticiou Berenice Seara: “Quando olhamos os movimentos e as decisões de alguns agentes políticos do Rio de Janeiro, não devemos ficar chateados, nem surpresos, pois basta olharmos o histórico de traições”, postou o deputado, sem citar o nome de Pampolha. “É como um escorpião: você pode ajudá-lo, mas a picada será certa.” Com os amigos, Canella, que também é membro da executiva nacional do União, cospe marimbondos: “esse garoto traiu em todos os mandatos”.
Com informações Agenda do Poder e Diário do Rio
LEIA AINDA AS MAIS LIDAS DA SEMANA:
Rodrigo Bacellar tem caminho livre para concorrer a Governador no União Brasil
Pesquisa aponta Claudio Castro como segundo Governador mais mal avaliado do Brasil
Federação Progressistas / Republicanos / União Brasil 'está praticamente certa', diz Bruno Reis
Ramagem passa Professor Tarcísio e pode ir para o 2º turno com Paes, informa Pesquisa Atlas Intel
Sérgio Cabral é vítima de mais um Fake News - Ultima Hora Online https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/sergio-cabral-e-vitima-de-mais-um-fake-news
Romário assume a presidência do América: um marco histórico para o futebol carioca - Ultima Hora Online https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/romario-assume-a-presidencia-do-america-um-marco-historico-para-o-futebol-carioca
Da Editoria Última Hora Online / Imagem: Redes Sociais
Notícias exclusivas e ilimitadas
O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!
Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais Facebook, Instagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!