VIOLÊNCIA: Ataque contra populares deixa seis mortos nos Estados Unidos

VIOLÊNCIA: Ataque contra populares deixa seis mortos nos Estados Unidos

O FBI e a polícia de Highland Park, nos Estados Unidos, prenderam um suspeito de ser o autor do ataque a um desfile do Dia da Independência que deixou seis mortos e ao menos 24 feridos. O suspeito é um homem branco de 22 anos chamado Robert "Bobby" E. Crimo 3º. O ataque ocorreu por volta das 10h15 do horário local (às 12h30 no Brasil), 10 minutos após o início do evento.

O suspeito teria disparado com um fuzil contra o público do evento depois de subir no teto de uma loja por meio de uma escada na lateral do edifício. Cinco pessoas morreram no local e uma pessoa morreu no hospital após sofrer ferimentos graves, de acordo com a polícia.

O comandante Chris O'Neill, da polícia local de Highland Park, disse que "evidências de armas de fogo foram localizadas" no telhado. Segundo ele, equipes da polícia local e do FBI participam das buscas ao atirador. Enquanto o suspeito estava foragido, os moradores foram orientados a ficar em casa e entrar em contato com seus familiares para garantir que todos estejam seguros.

Como foi o ataque?

Highland Park fica próxima da cidade de Chicago, no Estado de Illinois. O desfile local de 4 de julho foi subitamente interrompido por vários disparos cerca de dez minutos após o início do evento. Miles Zaremski, que mora na região, disse ao jornal Chicago Sun-Times: "Ouvi de 20 a 25 tiros, em uma sequência rápida. Portanto, não poderia ter sido apenas uma pistola ou uma espingarda".

A BBC News conversou como outra testemunha do ataque, que estava a poucos metros do tiroteio.

"Foram cerca de cinco ou dez segundos de tiros muito rápidos. Eu não sei muito sobre armas, mas parecia semiautomática, o tipo de arma que libera muitas balas em um período de tempo muito curto", disse. Noel Hara estava tomando café da manhã em uma loja depois de deixar seu filho no desfile de 4 de julho. "Umas 30 pessoas de repente vieram correndo gritando, e ficamos trancados no banheiro do Starbucks", disse Hara à BBC.

"Momentos depois, fomos retirados do café porque pensaram que o atirador estava tentando entrar pela porta dos fundos."

Ataques se repetem

O episódio em Highland Park é o terceiro ataque a tiros nos Estados Unidos neste ano. Os outros dois ocorreram em Uvalde, no Texas, e em Buffalo, no Estado de Nova York.

 

   

O que se sabe sobre ataque racista que matou 10 em supermercado nos EUA ...

Homem, identificado como Payton Gendron, foi preso no local, um supermercado de um bairro predominantemente negr...

 

 

 

As mortes por armas de fogo são um grande problema na vida americana. Somente em 2020, mais de 45 mil americanos foram mortos com disparos de armas de fogo, seja por homicídio ou suicídio - um recorde no país. O número representa um aumento de 25% em relação ao cinco anos anteriores e de 43% em relação a 2010.

Mas a questão é altamente política, colocando os defensores de um maior controle da venda de armas e munição contra setores da população americana que defendem seu direito de portar armas.

Da Editoria/BBC News/Imagem: Redes Sociais

Por Jornal da República em 05/07/2022
Aguarde..