Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A adenite equina, mais conhecida como garrotilho, é uma enfermidade bacteriana altamente contagiosa, que afeta o trato respiratório anterior de equinos de todas as idades.
Essa doença caracteriza-se por produzir secreção mucopurulenta das vias aereas anteriores e linfadenite dos gânglios submandibulares com formação de abcesso.
Não há uma idade mais especifica para o contágio da patologia.
Mas, ocorre com maior frequência em animais com menos de cinco anos.
Destacaremos em seguida os primeiros sinais clinicos para você ficar atento e assim evitar o contágio dos demais animais
– Febre
– Tosse
– Corrimento nasal
– Dor ao apalpar a região mandibular
– Aumento de volume dos linfonodos
– Resistência a ingestão de alimentos e água
Esses sintomas são observados entre 7 a 14 dias após a infecção. A transmissão acontece de duas maneiras: Direta e indireta .
Direta: o cavalo pode adquirir a doença pelo contato com outros animais infectados , portanto, é necessário que você separe os equinos contaminados dos demais.
Indireta: Acontece através de objetos (fomites) infectados. Como por exemplo :equipamento colocado na cabeça e no pescoço, estábulos e pastagens contaminados com secreções.
O diagnóstico deve ser feito pelo veterinário a partir do exame clínico , isolamento da bactéria, por meio da secreção nasal ou pelo material retirado dos abcessos.
O Tratamento é de acordo com o estágio da doença. Geralmente consiste em realizar compressas quentes diárias sobre o abcessos. E em casos mais sérios utilização anti-inflamatórios,antibiótico prescritos pelo médico veterinário capacitado.
Por se tratar de uma enfermidade altamente transmissível, é importante isolar os animais contaminados e fazer a desinfecção de todos os utensilios,cochos e baías que entraram em contato com os animais doentes.
Texto; Médica veterinária Priscila gomes da Silva
Crmv 11546 @pri.vetconsultorio
Por; Aylla Amancio
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!