Wadih Damous Secretario Nacional de Consumidor vai pedir Aneel fim das concessões de empresas de energias do Rio

Secretaria Nacional de Consumidor recomendará “fortemente” à Aneel que concessões de empresas de energia sejam cassadas

 Wadih Damous Secretario Nacional de Consumidor vai pedir Aneel fim das concessões de empresas de energias do Rio

Enel e Light na Mira, Damous disse que irá ao Rio para se reunir com a direção das distribuidoras de energia privadas 

Também terá reunião com a Aneel, em Brasília, para cobrar providências. Ele afirmou que a Senacon vai abrir mais processos administrativos e aplicar multas em cada episódio de apagão

Após uma série de apagões em várias capitais do país, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) anunciou que vai recomendar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a cassação dos contratos de concessão das distribuidoras de energia privadas.

“Vamos recomendar fortemente a cassação da concessão de funcionamento dessas empresas. Elas não têm condição de prestar um bom serviço público porque só buscam o lucro”, afirmou o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous.

Damous disse que irá ao Rio para se reunir com a direção da Light. Também terá reunião com a Aneel, em Brasília, para cobrar providências. Ele afirmou que a Senacon vai abrir mais processos administrativos e aplicar multas em cada episódio de apagão.

O secretário também denunciou a situação de calamidade em alguns locais do Rio de Janeiro, onde há pessoas dormindo na praia, em Maricá, porque suas casas estão sem energia, e o rodízio de energia na Ilha do Governador. “Vamos para cima dessas empresas”, disse Damous, em vídeo divulgado a jornalistas neste domingo (21).

O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, que estava ao lado de Damous no vídeo, criticou o silêncio dos defensores da privatização das empresas públicas de energia. Ele citou o caso de Porto Alegre, onde houve dezenas de protestos por conta da falta de energia que já dura dias em alguns locais. “Esse processo faliu completamente”, afirmou o ministro.

Leia ainda: 

Assista: Quaquá quer concessão da Enel cassada no Estado do Rio. 66 cidades fluminenses decidiram entrar com uma Ação Civil Pública contra a Enel

Assista: Prefeito Fabiano Horta orienta a população a processar e se engajar na luta contra Enel e seus donos que tomam vinho na Itália

CPI de Serviços Delegados pede intervenção federal na Enel

Enel: prefeitos de 66 cidades cobram melhor fornecimento de energia

CPI da Enel, concessionária de fornecimento de energia do Noroeste Fluminense na mira da ALERJ

Com informações do Brasil 247

Por Jornal da República em 22/01/2024
Aguarde..