Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Beijing, da Agência Xinhua - O presidente chinês, Xi Jinping, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, conversaram por telefone na sexta-feira.
Durante a conversa, Xi agradeceu novamente a Putin por ter vindo à China para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing e parabenizou os atletas russos por terminarem em segundo lugar no quadro de medalhas.
Xi destacou que as recentes mudanças dramáticas na situação no leste da Ucrânia atraíram grande atenção da comunidade internacional, acrescentando que a China decide sua posição com base nos méritos da própria questão ucraniana.
Ele pediu para abandonar a mentalidade da Guerra Fria, dar importância e respeitar as legítimas preocupações de segurança de vários países e formar um mecanismo de segurança europeu equilibrado, eficaz e sustentável através da negociação.
O lado chinês apoia o lado russo na solução da questão por meio da negociação com o lado ucraniano, disse Xi, acrescentando que a China permanece consistente em sua posição básica de respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países e cumprir os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas.
A China está disposta a trabalhar com os membros da comunidade internacional para abraçar o conceito de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, além de defender firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas no núcleo e a ordem internacional baseada no direito internacional, disse Xi.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!