Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Dilma Rousseff e Xi Jinping em encontro no ‘Terceiro Fórum do Cinturão e Rota‘, realizado em Pequim, na China | Sobreposição de imagens / Agência Xinhua
O líder da República Popular da China disse que testemunhou, ao lado da ex-presidente do Brasil, a fundação da instituição, em 2014, e tem acompanhado seu desenvolvimento nesses anos, dando-se por satisfeito em ver seu crescimento contínuo
Durante o Terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, na quinta-feira (19/10), o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, reuniu-se com Dilma Rousseff – presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento) do BRICS (Bloco formado originalmente pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
No encontro, Xi, que também é Secretário-Geral do Partido Comunista da China e Presidente da Comissão Militar Central de seu país, disse que está muito contente em encontrar uma velha amiga e saudou sua presença.
De acordo com as mídias chinesas, Xi disse que testemunhou, ao lado de Dilma Rousseff, a fundação do NBD em 2014, e tem acompanhado o desenvolvimento da instituição nesses anos, se dando por satisfeito em ver seu crescimento contínuo.
Xi Jinping elogiou os esforços e a devoção de Dilma após assumir o cargo, o que trouxeram uma nova vitalidade ao banco. Por sua vez, Dilma disse que a iniciativa “Cinturão e Rota” é de grande importância para responder a diversos desafios do mundo:
“Nos últimos anos, estamos cientes de que os países precisam reforçar cooperações e tomar uma ação conjunta para promover a construção de infraestruturas”, disse Dilma, acrescentando que as propostas apresentadas pelo líder chinês sobre conectividade em várias áreas são de grande significado.
Jinping enfatizou a importância de um sistema financeiro internacional justo e equitativo que deveria dar uma voz mais forte aos mercados emergentes e aos países em desenvolvimento, bem como as conquistas dos últimos oito anos, desde a sua criação, quanto ao papel vital no avanço da ‘Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável‘.
Além disso, Jinping enfatizou o apoio do NDB e seus esforços de modernização das nações em desenvolvimento e destacou que a China é forte defensora da sustentabilidade global, prometendo apoio contínuo à instituição, além de expressar sua confiança na liderança da Presidente Dilma Rousseff.
A ex-presidente do Brasil agradeceu e reconheceu a importância do NDB e do Fórum do Cinturão e Rota na promoção do desenvolvimento sustentável e de iniciativas verdes.
Dilma destacou que o NDB envidaria esforços adicionais para fornecer apoio financeiro em áreas como infraestrutura de qualidade, transformação verde e digital para seus países membros, e enfatizou a dedicação do Banco em promover a multipolaridade e a reforma do sistema financeiro internacional.
O NDB busca mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável de seus membros, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento globais.
O Terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional é dedicado à iniciativa internacional de desenvolvimento econômico e de infraestrutura do mesmo nome, tendo sido lançado por Jinping em 2013. O tema deste ano é declarado pelos organizadores como sendo “Construção de alta qualidade do Cinturão e Rota: obtenção conjunta do desenvolvimento e prosperidade gerais“.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!